A ParanaPrevidência vai receber, em breve, o certificado de qualidade ISO 9001/2000. Será o primeiro fundo previdenciário estadual a obter a qualificação. Na semana passada, foi concluída a pré-auditoria de certificação. Durante dois dias, uma equipe de auditores do Tecpar Cert auditou a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na instituição, quanto ao cumprimento do Manual da Qualidade, procedimentos e demais requisitos para obtenção do ISO 9001. O programa de melhoria contínua da instituição começou a ser implantado em dezembro de 2005.
“A ParanaPrevidência já é considerada referência nacional, e nossa preocupação é elevar os serviços oferecidos aos servidores públicos estaduais a patamares cada vez mais altos”, diz o presidente da instituição, José Maria Correia. “Já conseguimos tornar mais ágeis diversos procedimentos, como na área de concessão de benefícios, que atualmente aprova uma aposentadoria ou pensão a cada 30 minutos. Para obter e manter o Certificado ISO 9001, estamos assumindo o compromisso de jamais parar o processo de melhoria”.
Melhoria contínua – O Sistema de Gestão da Qualidade visa instrumentar a gestão para produzir melhorias contínuas nos serviços prestados aos clientes, especialmente naqueles relacionados à concessão e manutenção de benefícios previdenciários. A ParanaPrevidência passará pela Auditoria de Certificação ISO 9001/2000, ainda neste semestre.
A pré-auditoria, realizada na semana passada, teve por objetivo avaliar as condições para a submissão da instituição à Auditoria de Certificação e foi totalmente conduzida por auditores do Tecpar Cert, que se concentraram no exame das áreas responsáveis pela concessão e manutenção dos benefícios previdenciários.
Depois de obtido o certificado, serão realizadas anualmente auditorias de manutenção da qualidade, que exigirão aperfeiçoamentos contínuos nos serviços para que a ParanaPrevidência possa manter a Certificação ISO 9001/2000.
Política da Qualidade – A implantação da Gestão da Qualidade começou com o estabelecimento da Política da Qualidade, assim definida: “Garantir benefícios previdenciários aos servidores públicos do Estado do Paraná e seus dependentes, com o comprometimento com o atendimento à legislação vigente, estatuto, regimento interno e com a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade”.
Em seguida, foram elaborados e aprovados os objetivos, as metas, as ações da qualidade (vinculadas às metas) e as obtenções de indicadores por meio de medições das atividades relacionadas aos objetivos do SGQ.
Entre as ações já implantadas está a Pesquisa de Satisfação dos Clientes, realizada diariamente pelas áreas de atendimento ao cliente. As pessoas atendidas na ParanaPrevidência são convidadas a preencher um formulário de cinco quesitos e atribuir notas (de um a cinco) para diversos aspectos do serviço que lhe foi prestado. As respostas são tabuladas e geram relatórios mensais e trimestrais, que servem de instrumento de gestão.
O Comitê da Qualidade analisa criticamente os referidos relatórios e, se for o caso, propõe ações corretivas e preventivas nas atividades da instituição. Uma das metas da qualidade é obter, no mínimo, 80% de notas cinco em todos os itens da Pesquisa de satisfação dos Clientes. Para análise crítica dos indicadores e resultados, o Comitê da Qualidade se reúne periodicamente e propõe ações corretivas e preventivas na Instituição.
ParanaPrevidência será o primeiro fundo estadual a receber o certificado ISO 9001
Na área de concessão de benefícios, atualmente, uma aposentadoria ou pensão é aprovada a cada 30 minutos
Publicação
26/01/2007 - 12:32
26/01/2007 - 12:32
Editoria