A ParanaPrevidência já reduziu em dois meses o prazo de concessão de aposentadorias aos servidores estaduais. “Desde março, conseguimos diminuir o prazo médio de aprovação das aposentadorias de 180 para 120 dias”, conta José Maria Correia, presidente da ParanaPrevidência, entidade que administra o sistema previdenciário do funcionalismo.
O próximo passo, segundo Correia, será reduzir a tramitação para 60 dias. Com esse objetivo, a ParanaPrevidência, juntamente com a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), está organizando uma oficina para debater a desburocratização e agilização de processos.
A oficina vai mobilizar nesta segunda-feira (13) cerca de 70 técnicos da Seap e da ParanaPrevidência. O foco principal será a concessão de aposentadorias, uma vez que as pensões saem em um mês.
Além da participação do presidente da ParanaPrevidência, o evento contará com a presença da secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, e de diretores dos dois órgãos.
As discussões se concentrarão nos meios de simplificar e desburocratizar procedimentos, eliminar papéis e despachos supérfluos, abreviar processos sem perder a segurança, e utilizar a informatização para facilitar o acesso do segurado aos serviços. Em cinco painéis, serão examinadas gestão de cadastro, perícia médica, gerenciamento de concessões de benefícios, folhas de pagamento, e questões legais nas aposentadorias e pensões.
“Atualmente, cerca de 52% das aposentadorias são concedidos em até noventa dias. Nosso objetivo é acelerar ainda mais os procedimentos, para melhor atender aos servidores”, diz José Maria Correia.
ParanaPrevidência reduz prazo para concessão de aposentadorias
As aposentadorias aos servidores estaduais já estão saindo em 120 dias e a meta agora é cortar esse prazo pela metade
Publicação
04/06/2005 - 06:00
04/06/2005 - 06:00
Editoria