ParanaPrevidência realiza atividades saudáveis a pensionistas e aposentados

O programa prevê ainda a realização de palestras informativas relacionadas à saúde da terceira idade
Publicação
14/07/2010 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Programa Qualidade de Vida oferece atividades artísticas e culturais, palestras informativas, inclusão digital a aposentados e pensionistas ParanaPrevidência. Cerca de 740 pessoas participam mensalmente do programa, que promove a qualidade de vida e interação dos segurados em Curitiba. “A troca de experiências, o diálogo e a interação são muito importantes nesta fase da vida”, afirma a diretora de previdência da instituição, Rosane Gurniski.
Pensionistas e servidores aposentados participam de oficinas de artesanato, trabalhos manuais, yoga, oficina de canto, musicoterapia, dança circular e atendimento psicológico. “Quando convocados para fazer o recadastramento na instituição os aposentados e pensionistas têm um primeiro contato com o programa e, a partir disso, são convidados a participar das atividades”, explica.
Entre as atividades mais procuradas está a pintura em tela, que inclui aulas ao ar livre, no Parque Barigüi, para diversificar o cenário das pinturas. Nas oficinas semanais de artesanato são oferecidas atividades diferentes, o que atrai um número cada vez maior de participantes, que aprendem novas técnicas de pintura e artes em geral.
A ParanaPrevidência disponibiliza também um espaço para que aposentados pensionistas e também os servidores da ativa exponham suas obras de arte, que ficam disponíveis para compra pelos visitantes. A negociação das obras é feita diretamente com cada artista.
De acordo com o diretor-presidente da ParanaPrevidência, desembargador Munir Karam, o programa faz parte da revitalização da instituição. “Revitalizar a ParanaPrevidência é chamar para dentro da instituição os nossos segurados, os aposentados e pensionistas do Estado”. Segundo ele, o programa foi idealizado objetivando o resgate da qualidade de vida dessas pessoas.
PALESTRAS – O programa prevê ainda a realização de palestras informativas relacionadas à saúde da terceira idade. Os participantes do programa já receberam orientações sobre diabetes e hipertensão, com a enfermeira e professora universitária Anna Beatriz Twardowski.
Segundo ela, a terceira idade precisa saber como se prevenir destas doenças e também quais são os sintomas de cada uma. “A intenção é estimular uma vida saudável, pois sempre dá tempo de mudar os velhos hábitos e melhorar a qualidade de vida”, afirma. De acordo com Anna Beatriz, a terceira idade não precisa estar relacionada ao aparecimento de doenças.
Os aposentados e pensionistas receberam ainda orientações sobre o correto manuseio e armazenagem da medicação e também sobre o prazo de validade dos medicamentos.
Outras palestras serão programadas e agendadas de acordo com a disponibilidade dos palestrantes voluntários e devidamente divulgadas através do site da ParanaPrevidência na Internet – www.paranaprevidencia.pr.gov.br.
INCLUSÃO DIGITAL – Em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos, a ParanaPrevidência também oferece, dentro do Programa Qualidade de Vida, um Telecentro. A preocupação da instituição é com a inclusão digital dos aposentados e pensionistas.
São dez microcomputadores destinados preferencialmente à utilização por aposentados e pensionistas. O objetivo é promover a inclusão digital destas pessoas, que receberão orientações de monitores principalmente para acesso básico à Internet, criação de conta de e-mail e ferramentas de busca. Até agora já são mais de 50 participantes nesta área do programa.
Os aposentados e pensionistas que já fizeram o recadastramento e têm interesse em participar do Programa Qualidade de Vida, podem entrar em contato pelos telefones (41) 3304-3767 ou (41) 3304-3766.

GALERIA DE IMAGENS