As equipes que representam o Paraná continuam mostrando excelente desempenho nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras, que acontecem em Maceió (AL). Com o encerramento da fase de classificação, sete das oito equipes das modalidades coletivas avançaram na competição.
Na Divisão Especial, da qual participam apenas oito equipes por modalidade, estão classificados para as semifinais os times de handebol masculino (Unopar/Londrina) e feminino (FAG/Cascavel), de futsal feminino (Unopar/Londrina) e de voleibol masculino (Uniamérica/Foz do Iguaçu).
Na Primeira Divisão, espécie de grupo de acesso à elite do esporte universitário brasileiro, o Paraná garantiu a presença nas quartas-de-final com as equipes de basquetebol masculino e feminino, ambas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e de voleibol feminino (UTP/Curitiba). O futsal masculino (Unioeste/Marechal Cândido Rondon) era a única equipe que ainda dependia de outros resultados para saber se classificaria para a próxima fase.
Para as equipes que se classificaram às semifinais da Divisão Especial, a quarta-feira será de descanso em Maceió. Os jogos semifinais acontecem apenas na quinta-feira, e a final será no sábado. Já para os classificados na Primeira Divisão a quarta-feira será decisiva, com a realização das partidas para definição dos semifinalistas. As finais da Primeira Divisão acontecem na sexta-feira. Os adversários dos paranaenses nas quartas-de-final e semifinais serão conhecidos apenas na noite desta terça-feira.
O presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), Ney Mecking, atribui o sucesso das equipes paranaenses nesta fase das Olimpíadas Universitárias ao esforço contínuo que vem sendo feito em prol do esporte pelo governo do Estado, por intermédio da Paraná Esporte e em parceria com a FPDU. “Isso evidencia o bom trabalho que as nossas universidades desenvolvem na participação nos Jogos Universitários Paranaenses”, disse.
Mecking acredita que assim, além do objetivo imediato, ou seja, o resultado esportivo, as universidades, a FPDU e o Governo do Paraná somam esforços para “alcançar o objetivo maior das atividades esportivas, que está centrado na formação de cidadãos conscientes e sabedores do seu real papel na sociedade”.