O Paraná participa, de 27 a 30 de abril, da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, em Brasília. O evento pretende reunir cerca de 3 mil jovens vindos de diversos Estados. O Paraná levará 68 delegados eleitos na Conferência Estadual da Juventude, representantes de diversas cidades e movimentos sociais paranaenses, e sete gestores públicos.
A Conferência Nacional começou com os encontros municipais, regionais e pelas estaduais. No Paraná foram realizados 105 encontros municipais, nove regionais e 32 conferências livres. Somados todos os eventos, foi registrada a participação de mais de 90 mil pessoas. Segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social (Ipardes), atualmente há cerca de 2,5 milhões de jovens no Estado, representando 25,5% da população.
RESULTADOS – Três dias de debates intensos realizados em Faxinal do Céu na I Conferência Estadual da Juventude resultaram na definição de temas prioritários para as políticas públicas relacionadas aos jovens. Os escolhidos foram Educação, Trabalho, Cultura e Cidades, Drogas, Meio Ambiente, Mídia e Tempo Livre. Os delegados levarão as propostas à Brasília e defenderão que sejam adotadas como parte de política pública nacional.
A Conferência Estadual da Juventude mobilizou 153 municípios paranaenses, elegendo 441 delegados e possibilitando que outros 189 jovens participassem, emitindo opiniões sem poder de voto. Os delegados eleitos demonstram a representatividade e mobilização social das mulheres jovens – dos dez candidatos mais votados, sete são mulheres. Erinéia dos Santos, do município de Palmas e representante dos quilombolas, foi a mais votada, com 32 votos; seguida de Rosana Claudia Botelho, de Laranjeiras do Sul, com 29 votos. Michely Ribeiro da Silva, de Curitiba, do Movimento das Mulheres Negras do Paraná e Renata Ortiz da Silva, de Umuarama, empataram com 27 votos, ficando em terceiro lugar.