Paraná vai ganhar mais seis Bibliotecas Cidadãs

Os municípios beneficiados são Assaí, Lupionópolis, Florestópolis, Miraselva, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck
Publicação
26/10/2010 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Assaí, Lupionópolis, Florestópolis, Miraselva, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck são os próximos municípios que recebem do Governo do Paraná uma Biblioteca Cidadã. Para isso, já nesta quarta-feira (27), às 20h, o governo estadual inaugura a Biblioteca Cidadã Professora Araci Cardoso Pereira, em Assaí.
No dia seguinte (28), às 11h, é a vez da Biblioteca Cidadã Professora Ida Pereira Koarata, em Lupionópolis. Às 15h e às 16h30, também da quinta-feira (28), em Florestópolis e Miraselva, serão inauguradas as Bibliotecas Cidadãs Professora Isabel de Oliveira Lopes e Eveny Mara Martins
Por fim, às 11h e 14h do dia 29, sexta-feira, é a vez das Bibliotecas de Jundiaí do Sul, Professora Elza de Oliveira, e Conselheiro Mairinck, Professor Otto Leão Euphrasário Paasche.
Com a inauguração dessas seis unidades, agora são 123 os municípios que já receberam a Biblioteca Cidadã.
O projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim de 2010, mais de 300 municípios em todo o estado.
A edificação reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de quase dois mil livros e um telecentro, com cinco computadores com acesso à Internet em uma construção, que também possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação.
As inaugurações começam em Assaí, município localizado na região do norte pioneiro paranaense, que em seus 78 anos de fundação, possui, em média, 16 mil habitantes, que irão usufruir um acervo com o melhor da literatura nacional e internacional.
“Essa biblioteca é um importante passo que a cidade de Assaí dá em direção à cultura. É um investimento preocupado com o futuro“, declarou o prefeito da cidade Michel Angelo Bomtempo sobre a inauguração da Biblioteca Cidadã Professora Araci Cardoso Pereira.
Já o prefeito José Carlos Tibério, da cidade de Lupionópolis, ressaltou que a inauguração da Biblioteca Cidadã Professora Ida Pereira Koarata é de grande importância para o município, que precisava de um projeto como esse para seus, aproximados, cinco mil habitantes.
“A biblioteca é uma novidade na cidade. A população de Lupionópolis está ansiosa com a inauguração do projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura”, diz o prefeito.
A cidade de Florestópolis, com 11 mil habitantes e 58 anos, e a cidade de Miraselva, com menos de dois mil habitantes e 49 anos, receberão as Bibliotecas Cidadãs Professora Isabel de Oliveira Lopes e Eveny Mara Martins.
“Esse projeto mostra o governo do Estado se preocupando com a cultura. Do dia 28 em diante, os habitantes de Florestópolis terão uma nova maneira de lazer e diversão, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimentos”, diz o prefeito do município de Florestópolis, Onicio de Souza.
As duas últimas inaugurações da semana acontecem nas cidades de Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck, ambas com quase quatro mil habitantes em 63 e 48 anos de fundação, respectivamente. Os prefeitos Márcio Leandro da Silva e Juarez Lelis Granemann Driessen enfatizam a importância do projeto para o município, que, assim como o Governo do Paraná, se preocupam com o futuro da população.
CULTURA - A Biblioteca Cidadã estimula ainda a valorização cultural da região – com artistas que pintam um painel na entrada principal. Na Biblioteca Cidadã Professora Araci Cardoso Pereira, em Assaí, os convidados foram Abenildo Canaverde de Farias e Marcio da Silva Garcia, que se inspiraram no nome da cidade, que significa sol nascente; no café, a primeira cultura do município; no algodão, que deu o impulso ao desenvolvimento da cidade - recebendo o título de capital do algodão “o ouro branco”; e no milho, base da alimentação dos animais, para preparar o painel.
Em Lupionópolis, o painel da Biblioteca Cidadã Professora Ida Pereira Koarata possui o pôr-do-sol no rio Parapanema, que faz divisa do município com o estado de São Paulo. O artista responsável é Leandro Ventura da Silva.
Na cidade de Florestópolis, a pintura de Ari Canuto e Romeu Aparecido da Silva simboliza todas as crianças salvas pelo belo trabalho realizado pela Pastoral da Criança no município, principalmente na década de 1980.
Os mesmos artistas também foram responsáveis pelo desenvolvimento do painel da Biblioteca Cidadã Eveny Mara Martins, em Miraselva. A pintura se refere à origem histórica da cidade, quando entre 1948 e 1950, surgiu a ideia de fundar um patrimônio onde hoje se encontra a Sede Municipal de Miraselva.
Em Jundiaí do Sul, Biblioteca Cidadã Professora Elza de Oliveira, o artista Diego Henrique Pedroso Gonçalves desenhou, dentre outros, alguns livros com uma porta em cada um, o intuito é mostrar que por intermédio deles muitas portas se abrem a partir de todo conhecimento que carregam para a construção de um futuro melhor.
A pintura do painel da Biblioteca Cidadã Professor Otto Leão Euphrasário Paasche, em Conselheiro Mairinck, foi realizada pelas professoras Jussara de Brito Oliveira e Márcia Alves de Siqueira Oliveira. O painel retrata, em primeiro plano, a figura histórica da primeira moradora Maria Souza, a qual visualiza Conselheiro Mairinck na atualidade.
O projeto também prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno. No município de Assaí, será uma Araucária. A Peroba foi a escolha de Lupionópolis. Em Florestópolis e Miraselva, será plantado um Oiti. Um Jaborandi em Jundiaí do Sul e um Ipê Amarelo em Conselheiro Mairinck.
CONQUISTA - A secretária de Cultura Vera Mussi Augusto – que tem presença confirmada na solenidade de inauguração destas bibliotecas - convida pessoas de todas as idades para conhecer os livros. “Uma biblioteca é uma conquista. Com ela podemos descortinar o mundo das idéias e do pensamento. Tenho certeza que todos vão ficar encantados”.
Ela explica que a Biblioteca Cidadã possui um acervo que contempla todos os gêneros literários e chama a atenção para o fato dessa biblioteca promover a inclusão cultural e intelectual da população de cada região atendida.
PROJETO - A Biblioteca Cidadã – criada em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado na história do Brasil. O objetivo é oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento seja pelo valioso acervo de livros, ou mesmo pela inclusão digital, por meio dos telecentros.
Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios mais carentes do Estado, o Governo disponibiliza a construção de um prédio de 184 metros quadrados, sobre um terreno que é oferecido pela prefeitura de cada cidade atendida.
A qualificação pessoal destes espaços é feita com um treinamento da Biblioteca Pública do Paraná para os funcionários de cada município atendido. Essa ação conjunta estreita, ainda mais, a importante parceria de entre a estrutura pública estadual e municipal.
O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil. A edificação depois de pronta reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de dois mil livros que contempla todos os gêneros literários com grandes autores da literatura nacional e estrangeira.
O projeto Biblioteca Cidadã tem sua importância reconhecida pelo ministro da cultura, Juca Ferreira: ”Eu queria elogiar a nossa querida secretária de Cultura, Vera Mussi, que é uma das secretárias mais envolvidas com as bibliotecas no Brasil”, comentou, fazendo referência ao trabalho que vem sendo realizado pelo governo paranaense na área cultural.

Serviço:
Assaí
Biblioteca Cidadã Professora Araci Cardoso Pereira – Rua Vereador João Carvalho Costa, esq. com Jorge Dib Abussafi. Telefone: (43) 3262-3232.

Lupionópolis
Biblioteca Cidadã Professora Ida Pereira Koarata – Praça Padre Antonio Pozzato, 858. Telefone: (43) 3660-1632.

Florestópolis
Biblioteca Cidadã Professora Isabel de Oliveira Lopes – Avenida XIV de Novembro, 936. Telefone: (43) 3662-1222.

Miraselva
Biblioteca Cidadã Eveny Mara Martins – Rua Avenida Dona Madalena, s/nº. Telefone: (43) 3273-1169.

Jundiaí do Sul
Biblioteca Cidadã Professora Elza de Oliveira – Rua 03 de Maio, esq. com Sebastião Fogaça. Telefone: (43) 3626-1530.

Conselheiro Mairinck
Biblioteca Cidadã Professor Otto Leão Euphrasário Paasche – Praça Otacílio Ferreira, 112. Telefone: (43) 3561-1399.

GALERIA DE IMAGENS