Os governadores do Paraná, Roberto Requião, da província de Córdoba, na Argentina, Juan Schiaretti, e dos departamentos de Rivera, no Uruguai, Tabaré Viera Duarte, e de Alto Paraná, Paraguai, Nelson Aguinagalde, vão criar o grupo de cooperação “Quatro Motores para o Mercosul”. O projeto vai adaptar o “Quatro Motores para a Europa”, que funciona há cerca de 20 anos naquele continente. O protocolo será assinado segunda-feira (17), no Palácio das Araucárias.
O próximo passo do projeto será a assinatura, definida para 18 de maio de 2009, do protocolo de associação dos “Quatro Motores para o Mercosul” com os “Quatro Motores para a Europa”. “Estamos trazendo para o Mercosul o conhecimento que já funciona com sucesso na Europa. O projeto vai estabelecer parcerias sólidas e com perspectivas de futuro promissor para o desenvolvimento das regiões”, afirmou o secretário do Codesul-PR, Santiago Martin Gallo.
Entre os objetivos do protocolo a ser assinado estão as ações conjuntas nos campos da economia, pesquisa e inovação, aprofundamento da cooperação cultural, técnica, científica e tecnológica e o favorecimento da mobilidade entre os participantes - permitindo aos jovens beneficiarem-se de bolsas de estudos e de estágios no Mercosul e na Europa.
COORDENAÇÃO – A iniciativa é coordenada pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), contando com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Escritório de Representação no Paraná (Erepar) e o respaldo dos membros do “Quatro Motores para a Europa”.
“Essa associação, que não acontece somente entre governos federais, é altamente positiva, porque multiplica os convênios de cooperação. Com a participação de todos os entes federativos, a contribuição final para o PIB brasileiro é muito maior”, afirmou o ministro Sérgio Couri, chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores.
O senador Jean Besson, vice-presidente do Conselho Regional Rhône-Alpes e encarregado das Ações Européias e Relações Internacionais; e Roger Fougères, vice-presidente, encarregado do Ensino Superior e Pesquisa também estarão presentes na cerimônia no Paraná. “Esse projeto só foi possível através dos acordos que o Paraná firmou, desde 2005, com Rhône-Alpes. Da França, nós já conseguimos trazer para o Paraná conhecimentos importantes na área de nanotecnologia e produção de alimentos. As novas parcerias, vão aumentar muito nossas possibilidades de receber novas tecnologias”, explica Santiago.
EUROPA - O “Quatro Motores da Europa” é formado pela região de Rhône-Alpes (França), Baden-Württember (Alemanha), Catalunha (Espanha) e Lombardia (Itália). “Essas quatro regiões são os grandes motores econômicos dos países que fazem parte”, afirmou Santiago. “Baden-Württember, por exemplo, é um importante pólo automotivo, Milão, capital da Lombardia é a capital mundial da moda. São setores em que o Paraná tem grande interesse”, afirma Santiago.
Paraná vai fazer parte do grupo Quatro Motores para o Mercosul
Participam do grupo a província de Córdoba, na Argentina, e os departamentos de Rivera, no Uruguai, e de Alto Paraná, no Paraguai
Publicação
13/11/2008 - 14:42
13/11/2008 - 14:42
Editoria