Paraná vai ajudar Polícia Federal no Acre a implantar programa de gestão

Para o secretário do Planejamento, Allan Jones, é importante que o Paraná leve sua experiência para outros Estados
Publicação
13/05/2010 - 17:00
Editoria
O chefe da Coordenação de Monitoramento e Avaliação (CMA) da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, Américo Antonio Gaion, vai auxiliar a Superintendência da Polícia Federal do Acre a implantar o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), naquele estado. Gaion é coordenador executivo do programa no Paraná.
Para o secretário do Planejamento, Allan Jones, é importante que o Paraná leve sua experiência para outros Estados. “A Secretaria é a organização âncora do Gespública no Paraná, e o programa vem alcançando bons resultados no Estado. O Gespública melhora a qualidade de vida dos cidadãos e aumenta e competitividade do País”.
Além do Acre, a direção da Polícia Federal pretende levar o programa para todas as outras 25 superintendências da instituição no País. Ele foi implantado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, no governo Lula, para orientar os órgãos públicos na busca da excelência dos serviços prestados aos cidadãos.
O secretário Allan Jones lembra que o Paraná deve e tem a obrigação de tornar aos serviços públicos mais ágeis. “A população merece um serviço de qualidade, menos burocratizante”, ressaltou.
ACRE - Gaion, que embarca para o Acre na próxima terça-feira (18), disse que o Gespública já implantou várias ações no Paraná, com bons resultados. “Através de cartas de serviços, desburocratizamos ao máximo o atendimento. Por exemplo, colocando banners nas repartições públicas em que mostramos os direitos dos cidadãos, em quanto tempo ele deverá ser atendido e o que é cada serviço. Com isso, o cidadão poderá exigir seus direitos caso não seja atendido dentro do prazo”.
Ele também destacou também que todos os atos que tornam difícil a vida do cidadão estão sendo eliminados. “É a chamada simplificação de processos, que elimina tudo aquilo que não agrega valor à população”.
AVALIAÇÃO - Dentro da sua estratégia de excelência, o Gespública disponibiliza aos órgãos públicos instrumentos que permitem avaliar os serviços prestados. “O Gespública dispõe de uma metodologia de pesquisa, com software próprio, para que a população possa avaliar os serviços prestados. Essa ferramenta pode ser usada por todos os órgãos. Temos ainda a auto-avaliação da gestão que possibilita sabermos como está o desempenho de um órgão, baseado no modelo de excelência que o Gespública oferece”, ressaltou Américo Gaion, coordenador executivo do Gespública no Paraná.