O Paraná ficou em sexto lugar na classificação geral das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Fortaleza, no Ceará, encerradas no sábado (22). O estado ficou uma posição abaixo do desempenho em 2008, quando o evento foi disputado em Alagoas. Foram 18 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e oito de bronze.
Segundo o presidente da Federação de Desportos Universitários do Paraná (FPDU) e diretor de Esportes da Paraná Esporte, Ney Mecking, o resultado comprovou o equilíbrio da competição. “Esperávamos melhorar, com as nossas equipes coletivas mantendo a regularidade e as individuais aumentando o rendimento. Mas todas as federações de uma maneira geral também subiram de produção, tornando a competição mais equilibrada”.
Também acompanhando as atuações das equipes paranaenses, em Fortaleza, o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, percebeu as dificuldades das equipes paranaenses na competição e propôs a estudar soluções para o estado melhorar o desempenho no próximo ano.
“Sentimos que muitas equipes vieram desfalcadas, não só por contusões mas, talvez, em razão da crise, por falta de recursos financeiros, e outros atletas nem vieram por questão econômica mesmo. E são os resultados que aparecem, que repercutem na mídia”, constatou Marco Aurélio.
ÚLTIMO DIA - No último dia de competições, além das medalhas nas modalidades coletivas: ouro da Unopar (masculino) no handebol, bronze da Unopar (feminino) no futsal e também bronze da FAG (feminino) no handebol, as outras medalhas paranaenses foram na natação e atletismo.
Na natação, Flávia Borges, da Dom Bosco, de Curitiba, ganhou mais uma medalha de ouro, nos 100 metros livre, com a marca de 58”04 (a outra havia sido nos 200 metros livres) e Rafael do Amaral Budid, também da Dom Bosco, de Curitiba, ficou com a de bronze nos 100 metros peito com tempo 1\'17”29 (ela já havia ganho a de prata nos 200 metros peito).
No atletismo foram conquistadas no último dia de provas duas medalhas de prata e uma de bronze. As de pratas foram de Helquer Gatto Rigone, da Unopar, no 800 metros rasos, com a marca de 1\' 52”14; e de Elton Ricardo de Oliveira Costa, da UEM, nos 110 metros com barreiras, em 14”57. A de bronze foi de Aline Fernanda Sanches, da Unopar, no salto em altura, com a marca 1,69 metros. No total, foram nove medalhas no atletismo; quatro de prata e cinco de bronze.
Na natação foram ganhas quatro medalhas pelos paranaenses: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. O Paraná ainda teve medalhas no judô: uma de ouro e outra de prata. Nas individuais só não ganhou no xadrez, em que a melhor posição foi um quarto lugar da aluna Fernanda de Oliveira Pereira, da UEM, de Maringá, e um sétimo do campeão de 2007, Jomar Egoroff, do Cesumar, de Maringá.
BOX
Confira as medalhas do Paraná nas Olímpiadas Universitárias e a classificação geral
Ouro 4
Prata 6
Bronze 8
Total 18
Por modalidades
Atletismo 9
Coletivas 3
Judô 2
Natação 4
Total 18
Classificação geral
1.º – São Paulo – 347 pontos
2.º – Santa Catarina – 288
3.º – Rio de Janeiro – 257
4.º – Pernambuco – 223
5.º – Distrito Federal – 200
6.º – Paraná – 190
7.º – Rio Grande Sul – 142
8.º – Bahia – 125
9.º – Ceará – 119
10.º – Rio Grande do Norte – 113
Paraná termina em sexto lugar as Olimpíadas Universitárias Brasileiras
Foram 18 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e oito de bronze. O atletismo foi a modalidade que garantiu ao estado o maior número de medalhas (nove), seguido pela natação (quatro), os esportes coletivos (três) e o judô (duas)
Publicação
23/08/2009 - 13:20
23/08/2009 - 13:20
Editoria