Nove municípios paranaenses figuram no ranking das 100 maiores economias do País, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (16). Na lista, relativa ao Produto Interno Bruto dos municípios no ano de 2006, constam Curitiba (na 5a posição), Araucária (37a), São José dos Pinhais (43a), Londrina (48a), Foz do Iguaçu (63a), Maringá (65a), Ponta Grossa (79a), Paranaguá (82a) e Cascavel (99a).
Em 2006, a renda gerada por apenas cinco municípios - São Paulo (SP), 11,9%, Rio de Janeiro (RJ), 5,4%, Brasília (DF), 3,8%, Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), 1,4%, ambos - correspondeu a aproximadamente um quarto de toda a geração de renda do País.
A participação dos municípios paranaenses entre as 100 maiores economias é superior à participação do Rio Grande do Sul, que tem sete municípios no ranking, e de Santa Catarina, que integra a lista com quatro municípios.
“A economia de Curitiba caracteriza-se pela diversificação industrial e dos serviços, Araucária apresenta importante participação econômica da indústria petroquímica e São José dos Pinhais tem como uma de suas principais atividades a fabricação de veículos automotores”, diz Julio Suzuki, pesquisador do Núcleo de Conjuntura do Ipardes.
Ainda de acordo com o pesquisador, os municípios do interior paranaense que integram o ranking das maiores economias apresentam, em suas estruturas produtivas, importantes participações dos serviços, assim como das atividades industriais ligadas ao agronegócio. A exceção fica por conta de Foz do Iguaçu, com grande importância econômica da produção de energia elétrica.
Em relação ao PIB per capita, lideram em nível estadual os municípios de Araucária, com renda de R$ 71,3 mil por habitante, e Carambeí, cujo PIB per capita atingiu o valor de R$ 32,6 mil em 2006, em razão principalmente do dinamismo da agroindústria.