Paraná tem maior cobertura na vacinação contra a Nova Gripe

O Paraná puxou média nacional para cima com a cobertura de 106% da meta inicial, atendendo 5,2 milhões de pessoas
Publicação
17/06/2010 - 14:50
Editoria
Durante a reunião intergestores tripartite, que reúne as esferas municipal, estadual e federal na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), o ministro José Gomes Temporão apresentou um balanço da campanha de vacinação contra a Nova Gripe no Brasil. De acordo com ele, o País atingiu 88% do público inicial estimado e o Paraná foi o estado com maior cobertura vacinal, superando inclusive a meta inicial prevista de 5,2 milhões de pessoas, atingindo 106% de cobertura.
“É uma avaliação importante, sem dúvida. O Paraná teve suas características diferenciadas da doença durante o ano passado e agora com esta boa cobertura vacinal, somada as pessoas que já tiveram contato com o vírus e estão imunes ao vírus Influenza A (H1N1), esperamos que a incidência da doença seja menor”, avaliou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
O secretário também fez questão de destacar a importância do envolvimento da sociedade nesta campanha. “Os méritos são de toda a sociedade. Além da Secretaria Estadual da Saúde, as secretarias municipais fizeram um grande trabalho e as entidades civis organizadas participaram ativamente deste processo”, avaliou Moreira.
Ao todo já foram vacinados 5,3 milhões de pessoas em todo o Paraná, o que corresponde a cerca de 50% da população no Estado. Os dois únicos grupos que não atingiram a meta de 80% são os adultos de 30 a 39 anos, que está próximo da meta e as crianças de dois a quatro anos, com cerca de 45% do público alvo total imunizado.
De acordo com a avaliação do ministro Temporão é possível que esta baixa cobertura se explique pelo fato de que muitas crianças de dois anos ou um pouco mais de idade tenham sido vacinadas na faixa de seis meses a dois anos, já que não era necessária a apresentação de documentos para a vacinação. Neste grupo, por exemplo, o Paraná atingiu 126% de cobertura vacinal da meta, o que vai ao encontro da avaliação feita na apresentação do ministro na reunião.
EDUCAÇÃO – Nesta semana começou no Paraná a vacinação também para profissionais ligados à educação. Professores e funcionários da área administrativa de instituições de ensino podem procurar uma Unidade Básica de Saúde munidos de um documento que comprove o vínculo trabalhista para receber a vacina gratuitamente. A iniciativa é do próprio Governo do Estado.
EXCEDENTES – A Secretaria Estadual da Saúde também repassou aos municípios a orientação de que os grupos que não atingiram a meta de 80% devem continuar sendo vacinados, bem como os profissionais de educação.
Caso existam doses excedentes, cujo prazo de validade esteja se aproximando, a orientação é para que as equipes de vacinação passem a imunizar pessoas de 9 a de 19 anos, evitando assim perda de doses da vacina.

GALERIA DE IMAGENS