Paraná tem Portal sobre Gestão Pública selecionado para congresso internacional

Proposta aprovada para ser apresentado no XIV Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento a ser realizado na Bahia
04/06/2009 - 15:18
O repositório de gestão pública do Governo do Paraná, mantido pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), teve sua proposta aprovada para ser apresentado no XIV Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad). Repositório é um portal na internet de conteúdo sobre determinada área, entre outras especificidades. O do Paraná - “Saberes em Gestão Pública” - pode ser acessado por www.repositorio.seap.pr.gov.br. O XIV Congresso do Clad está marcado para outubro (27 a 30), em Salvador, Bahia. A resposta positiva da participação do governo paranaense foi encaminhada nesta semana pela organização do congresso. “Fizemos uma proposta de painel, e ela foi aprovada. Estaremos no mesmo painel em que estão previstas apresentações de iniciativas do Ministério da Agricultura, Câmara de Deputados e Enap [Escola Nacional de Administração Pública, do governo federal]”, informa a coordenadora do “Saberes”, Claudia Muller. O Clad é uma organização intergovernamental, sediada na Venezuela. Fundada em 1972, tem hoje, além do Brasil, outros 22 países membros. O congresso da entidade é promovido, nesta 14ª edição, em parceria com a Organização das Nações Unidas, Organização dos Estados Americanos, Governo do Brasil, Governo da República Dominicana, Governo da Espanha, Cooperação Andina de Fomento, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Conselho Nacional (Brasil) de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Governo do Estado da Bahia. SOBRE O REPOSITÓRIO – O “Saberes em Gestão Pública” entrou no ar em novembro do ano passado. É um dos é um dos 66 repositórios, de todas as áreas, que o Brasil tem catalogados no Registro de Repositórios de Livre Acesso (Roar, na sigla em inglês). O organismo internacional coloca o Brasil como o quinto país do mundo com maior número de repositórios abertos registrados. Em pouco mais de seis meses, o “Saberes” registra mais de 18 mil acessos. Tem publicados 202 artigos de pós-graduação, 14 revistas de gestão pública, dez publicações do Consad, 13 do próprio Governo do Paraná e 15 vídeos de palestras. Todo esse material pode ser consultado, baixado ao computador, impresso ou utilizado como fonte em qualquer trabalho.