Paraná reforça ações de proteção às crianças e adolescentes em função da Copa do Mundo

Uma caminhada marcou o lançamento da campanha contra a exploração sexual em Curitiba
Publicação
09/12/2010 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma caminhada na Rua XV de Novembro, o principal local de manifestações em Curitiba, marcou o lançamento da campanha “Um Gol pelos direitos de crianças e adolescentes - Exploração sexual não é turismo. É crime”, na manhã desta quinta-feira (09). Promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade de Brasília, o evento reuniu representantes de órgãos das áreas de proteção à criança e ao adolescente de Curitiba.
A coordenadora de Ações Protetivas da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, Aline Pedrosa Fioravante, explicou que a campanha está sendo lançada nas 12 capitais brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil e é uma ação para atuar preventivamente no enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
O lançamento da campanha ocorre após um longo período de preparação nas cidades-sede, com formação de multiplicadores, debate com participantes do setor público e privado do turismo em oficinas. “É muito importante contar com o apoio fundamental dos empresários de hotelaria, transporte e da área de bares e restaurantes, que são setores essenciais para a notificação dos possíveis casos, além de reforçarem o trabalho de prevenção em cada um destes segmentos”, salientou Aline.
O secretário especial para a Copa do Mundo, Algaci Túlio, destacou a importância do papel do governo e da sociedade neste trabalho de prevenção: “Não podemos permitir que nossas crianças sejam alvo de turistas mal-intencionados. Esse é um trabalho diário de conscientização da população e, principalmente, daqueles que trabalham com o turismo no Paraná”, disse.
Durante a manifestação, além das secretarias de estado da Criança e da Juventude, Turismo, Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014, estiveram presentes órgãos da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente, conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, sindicatos dos segmentos de hotelaria e turismo e empresários.
Além de Curitiba, a Campanha Um Gol pelos direitos de crianças e adolescentes - Exploração sexual não é turismo. É crime foi lançada nesta quinta-feira em manifestações em Brasília, no Aeroporto Juscelino Kubistchek; no Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade; em Salvador, no Auditório J.J. Calmon de Passos, sede do Ministério Público da Bahia; em Belo Horizonte, no 41º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais; em Manaus, no Aeroporto Eduardo Gomes; em Recife, no São Lourenço da Mata; em Natal, no Aeroporto Internacional Augusto Severo; em Porto Alegre, no saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho; em Cuiabá, na Praça Alencastro; em Fortaleza, no Anfiteatro da Beira Mar; em João Pessoa, no Ponto de Cem Réis.
“É bom discutir desde já, com vistas à Copa 2014, a questão do turismo sexual, e as crianças são os melhores voluntários para repassar às outras crianças na hora do recreio e nos intervalos das aulas os cuidados de prevenção”, avaliou o supervisor da Guarda Mirim Francisco Derosso, Airton Cesar Storer. Ele compareceu ao evento com um grupo de 30 crianças com idades entre 9 e 11 anos.
De acordo com o secretário da Copa, Algaci Túlio, a caminhada cumpriu a finalidade de chamar atenção do público de Curitiba e das outras cidades-sede de realização da Copa do Mundo. “Curitiba é a penúltima cidade no ranking do turismo sexual, mas não é por isso que vamos ficar descuidados”, enfatizou.

GALERIA DE IMAGENS