Curitiba reúne a partir desta quinta-feira (23) cerca de 450 pessoas, entre delegados da área esportiva (160), integrantes de faculdades de Educação Física e dirigentes de federações, associações e outras entidades, na Conferência Estadual do Esporte. O evento encerra na sexta-feira (24) e discutirá propostas para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer. Estão confirmadas as presenças do secretário executivo do Ministério do Esporte, e futuro ministro, Orlando Silva de Jesus Júnior, bem como a diretora de projetos, Cássia Damiani.
“Esse encontro é o complemento de outras 14 conferências regionais, pelas quais mais de 1500 paranaenses discutiram temas e apresentaram propostas que serão levadas para a Conferência Nacional de Esporte, em Brasília, no mês que vem”, informou o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. A conferência estadual tem como objetivo mobilizar a comunidade esportiva para aperfeiçoar a estruturação do esporte e lazer, ampliando, assim, o seu acesso.
Como nas conferências regionais, os debates estão divididos em quatro eixos para que as propostas sejam mais abrangentes: Estrutura (organização, agentes e competências); Recursos Humanos e Formação; Gestão e Controle Social; Financiamento.
Os debates em Curitiba serão direcionados às propostas levantadas nas conferências regionais, em número médio de dez em cada eixo e de cada região. Isenção fiscal, financiamento com abatimento no imposto de renda e maior destinação de verbas para o esporte são os pontos mais comuns. “Com as sugestões da população, não temos dúvidas de que o Paraná contribuirá de forma decisiva para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer”, aposta Gomyde.
Outra proposição de Curitiba será a eleição de 41 delegados para a II Conferência Nacional do Esporte, de 4 a 7 de maio, em Brasília. Para o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, o encontro nacional tem o desafio de discutir profundamente a construção de um sistema nacional de esporte eficaz, democrático e participativo que atenda aos anseios da população.
“Este debate é fundamental para que o governo e a sociedade se reorganizem, adequando suas ações de acordo com as necessidades do país. A estruturação do sistema poderá multiplicar a articulação entre esferas de governo e a iniciativa privada, possibilitando a otimização de recursos e a ampliação de atendimento à população. Reafirmamos nosso compromisso em tratar o esporte como direito de todos os cidadãos brasileiros”, promete o ministro.
Programação
Conferência Estadual do Esporte
Quinta-feira (23/3)
Local: Auditório do Colégio Estadual do Paraná (Avenida João Gualberto, 187, Centro)
8 às 9 horas – credenciamento
9h15 – abertura oficial
10h30 às 12 horas – relatório das conferências regionais, apresentação da metodologia dos trabalhos e apresentação e votação do regimento interno.
Local: Inter-Palace Hotel e Centro de Eventos (Rua XV de Novembro, 950, Centro)
14 às 18 horas – reunião dos grupos para discussão dos eixos temáticos
19 às 22 horas – retomada dos trabalhos em grupos
Sexta-feira (24/3)
Local: Auditório do Colégio Estadual do Paraná (Avenida João Gualberto, 187, Centro)
8 às 12h30 – apresentação e votação das emendas e moções, apresentação dos resultados das discussões dos eixos e eleição dos delegados que representarão o Estado do Paraná na Conferência Nacional.