Apenas no setor rodoviário, o governo do Paraná reivindica investimentos da ordem de R$ 3,6 bilhões. Os pleitos foram apresentados nesta segunda-feira (10) durante reunião de discussão do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), do Ministério dos Transportes. Os recursos são necessários para a formação de eixos que vão atuar em conjunto com as rodovias estaduais.
A apresentação dessas metas e necessidades foi feita pelos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) depois da exposição do plano pelo secretário Nacional de Política de Transportes, Marcelo Perrupato.
“O Paraná quer que sejam estabelecidos grandes corredores que cortem o Estado de Norte a Sul. Esses eixos vão se somar às rodovias estaduais estruturantes e estabelecer uma malha que possa atender a futura demanda do país”, relatou o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.
Entre os principais corredores, o Paraná reivindica as obras de pavimentação total da BR-153 (ligando Ventania até Imbituva), a construção da BR-101 (estabelecendo uma nova alternativa de acesso aos Portos do Paraná), a recuperação da BR-158 (Noroeste - Sudoeste), melhorias na BR-116, incluindo a duplicação do trecho entre Curitiba, Fazenda Rio Grande e Mandirituba – um dos pontos críticos de acidentes no Estado.
“Ainda queremos a conclusão da Estrada da Boiadeira que é fundamental para a região Noroeste do Estado e a conclusão e duplicação do Contorno Norte de Curitiba”, acrescentou Tizzot.
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Principais obras rodoviárias incluídas, de acordo com o Estado:
1) Estabelecimento do corredor da BR-153 – Ventania - Imbituva
2) Construção da BR-101 – Garuva – Alexandra- Matinhos
3) Duplicação da BR-116 – Curitiba - Fazenda Rio Grande – Mandirituba
4) Estabelecimento do corredor da BR-158 – Campo Mourão- Pato Branco
5) Recuperação e melhorias BR-163 com a construção do contorno oeste de Cascavel
6) Finalização da Estrada da Boiadeira (BR-487)
7) Restauração e melhorias BR-476 – União da Vitória - São Mateus do Sul - Lapa
Paraná quer R$ 3,6 bilhões nas rodovias federais
Os recursos são necessários para a formação de eixos que vão atuar em conjunto com as rodovias estaduais
Publicação
10/09/2007 - 17:00
10/09/2007 - 17:00
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