O Governo do Estado qualificou e capacitou 18.957 gestores e servidores municipais desde 2003. A informação é do secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, que prevê que este número chegue a 28.757 até 2010. “Estas ações têm o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público e reduzir as desigualdades, por meio da elevação da escolaridade média formal dos servidores e do conhecimento aprofundado da gestão pública todas as suas dimensões”, destaca.
Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu) está o Programa de Estudos Avançados para Líderes, destinado a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, que qualificou 8.295 gestores municipais nos últimos sete anos.
No programa foram realizados 22 encontros em nível estadual e regional, nos quais houve palestras, oficinas, painéis e conferências ministradas por autoridades e especialistas, em quatro temáticas - planejamento e gestão estratégica, liderança, desenvolvimento regional e micro e pequena empresa -, além de missões internacionais.
A sexta edição (2009-2010) do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, realizada de 2 a 4 de dezembro em Foz do Iguaçu, reuniu cerca de dois mil participantes. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae/PR, a Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar).
SERVIDORES MUNICIPAIS - Outra linha de ação da Sedu está relacionada à qualificação de servidores municipais por meio da promoção de cursos de curta duração (palestras, seminários e encontros) e de dois anos (níveis pós-médio e superior), na área da gestão pública. Os últimos são ministrados na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Segundo Forte Netto, 105 cursos de curta duração foram realizados,contabilizando 3.150 inscritos.
Mais 2.012 servidores municipais – além de 597 estaduais – concluíram o Curso Técnico em Gestão Pública, em nível pós-médio, em abril de 2009, e alguns integram, por meio de aproveitamento de créditos, o Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública que, em andamento com duas turmas, totaliza 5.500 servidores municipais. Também participam do curso de graduação servidores estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap)/Escola de Governo, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e servidores federais.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem carga horária de 1.740 horas/ aula e duração de 27 meses. As aulas são transmitidas ao vivo uma vez por semana para as telessalas instaladas pelas prefeituras nos seus respectivos municípios.
O programa de aprendizagem compreende 21 disciplinas relacionadas à área de gestão, contabilidade, comunicação e marketing, direito, planejamento urbano e relações institucionais. Além disso, são promovidas atividades extracurriculares que compreendem revisões para fixação do conteúdo proposto no livro didático, exercícios supervisionados e um trabalho de conclusão de curso. Também é disponibilizada uma equipe de suporte técnico que atende os alunos via e-mail e 0800. Ao fim do curso, os alunos recebem diploma de graduação emitido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Além da Sedu e da Seap, o curso superior tem a participação da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Paraná qualificou cerca de 19 mil servidores desde 2003
Somente no programa destinado a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, já foram 8.295 gestores qualificados.
Publicação
30/12/2009 - 12:14
30/12/2009 - 12:14
Editoria