Paraná promove conferência estadual do esporte em Curitiba

A abertura solene será nesta terça-feira (4), às 10h, e o governador Orlando Pessuti abre as atividades da tarde, às 14h
Publicação
03/05/2010 - 17:30
Editoria
A Paraná Esporte e o Conselho Estadual do Esporte e Lazer, em parceria com o Ministério do Esporte, promovem a III Conferência Estadual do Esporte, no Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, 370, Centro). A abertura solene será nesta terça-feira (4), às 10h, e o governador Orlando Pessuti abre as atividades da tarde, às 14h. O encerramento oficial será na quarta-feira (5), às 12h30. Participam delegados das conferências municipais e regionais.
Serão debatidos os rumos das políticas públicas de esporte e lazer para o município, estado e país e estabelecidas linhas estratégicas, ações e metas para a elaboração do Plano Decenal do Esporte e Lazer. “A participação de todos é fundamental para que esses rumos tenham a contribuição de toda a sociedade brasileira, representada por instituições públicas, privadas, terceiro setor e cidadãos que queiram participar e contribuir para que o resultado tenha a excelência que o esporte brasileiro merece”, resume o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Segundo o coordenador executivo da conferência estadual, Ney de Lucca Mecking, diretor de Esportes, da Paraná Esporte, já foram feitas, no Paraná, conferências municipais e regionais, em março e abril, como preparatórias ao encontro desta semana. As principais foram em Cianorte, em São José dos Pinhais, em Campo Mourão, Toledo, Maringá, Pato Branco, Umuarama, Matinhos, Turvo/Guarapuava, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Londrina e Curitiba.
PLANO – O Plano Decenal de Esporte e Lazer se estrutura sobre dez linhas estratégicas que contemplam os principais campos da gestão do esporte e lazer. Consolidado, pode assegurar a continuidade das ações em busca de uma nova realidade para o esporte e o lazer no Brasil que, ao concretizar-se, elevará e qualificará a cultura esportiva dos brasileiros. Essas 10 linhas estratégicas são o Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e valorização profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia.
O que for decidido no Paraná, assim como em outros estados, será levado para uma discussão nacional na III Conferência Nacional do Esporte, de 3 a 6 de junho, em Brasília. Como em outros estados, também, o Paraná escolherá delegados para defender as propostas do Estado no encontro nacional e participar dos debates e aprovação do plano decenal.

Programação:
Terça-feira (4/5/10)
8h às 10h – Credenciamento dos delegados, convidados e observadores;
10h – Solenidade de abertura;
10h30 – Painel de contextualização do evento: “10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 Mais”;
11h30 – Plenária de orientação;
14h – Plenária do debate das linhas estratégicas;
14h30 - Início do debate das linhas estratégicas por tema;
16h20 – Conclusão dos debates das linhas estratégicas por tema;

Quarta-feira (5/5/10)
8h30 – Plenária final – Definição das ações, metas e moções com a plenária
11h– Divisão dos delegados por segmentos, realização do processo eleitoral e homologação dos representantes do Paraná na III Conferência Nacional do Esporte
12h30 – Solenidade de encerramento
13h – Reunião com os delegados eleitos para informações gerais.