Será realizado entre os dias 9 e 12 de novembro em Curitiba o 6.° Congresso de Agroecologia e o 2.° Congresso Latino-Americano de Agroecologia na Expo Unimed Curitiba, na Universidade Positivo. O tema central do evento é a “Agricultura Familiar e Camponesa: Experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável”. Pesquisadores, produtores e estudantes que trabalham com agroecologia no Brasil, e também de outros países, terão a oportunidade de acompanhar palestras, trocar experiências, visitar propriedades e participar de eventos culturais voltados para uma agricultura familiar e sustentável.
O congresso já conta com mais de 1.300 trabalhos inscritos de pesquisadores nacionais e de outros países. Segundo os organizadores do evento, aproximadamente 3 mil pessoas deverão participar deste encontro em Curitiba. Produtores paranaenses, através de técnicos da Emater, estão organizando excursões para também participarem do evento.
O professor titular em Agroecologia da Universidade de La Plata, na Argentina, Santiago Sarandon, 54 anos, explica a importância do manejo sustentável dentro do cenário da crise de alimentos. “Existe hoje uma crise na agricultura provocada por um mal uso das áreas cultiváveis. A agroecologia não é apenas uma técnica de produção, ela é uma nova forma, um novo modelo que prioriza os pequenos agricultores e o manejo sustentável do solo”, explica o professor argentino, um dos palestrantes do congresso.
Sarandon também destaca a importância da escolha do Paraná para sediar o Congresso. “O Estado do Paraná reflete a realidade de diversos países da América Latina, onde a grande maioria de produtores rurais se encontra dentro da agricultura familiar. Além disso, o Governo do Estado está dando todo apoio e o suporte para a realização deste congresso que pela primeira vez reunirá pesquisadores de diversos países do continente dando abordagens diferentes sobre as suas realidades”, comenta.
Segundo o professor, as novas técnicas agroecológicas mudarão os conceitos de produção sustentável. “Com o Congresso apresentaremos novas técnicas de manejo sustentável que poderão ser aplicadas para o aumento da produção dentro das propriedades familiares, sem agredir o ecossistema”, explica.
O evento é promovido pela Sociedade Latino-Americana de Agroecologia (Socla) e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Governo do Paraná, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O encontro tem ainda apoio da Universidade Federal do Paraná e das secretarias estaduais do Planejamento e Coordenação Geral, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Temas como mudanças climáticas, experiências socioambientais e sistemas agroflorestais entre outros também fazem parte da programação de debates.
Mais informações sobreo Congresso Brasileiro de Agroecologia podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.agroecologia2009.org.br
Paraná prepara encontro latino-americano sobre agroecologia
Pesquisadores, produtores e estudantes que trabalham com agroecologia no Brasil, e também de outros países, terão a oportunidade de acompanhar palestras, trocar experiências, visitar propriedades e participar de eventos culturais voltados para uma agricultura familiar e sustentável
Publicação
17/09/2009 - 18:03
17/09/2009 - 18:03
Editoria