O Paraná vai sediar a 1ª. Conferência de Engenheiros do Mercosul. O evento foi proposto pelo presidente do Departamento de Construção, de Obras e Manutenção (Decom), Cezar Benoliel, durante encontro com o secretário especial da representação do Paraná em Brasília, Nivaldo Krüger, e com o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Wilson Lang.
Segundo Benoliel, a conferência terá como objetivo o intercâmbio entre os profissionais da engenharia do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina por intermédio de palestras e debates. “A idéia é dar ênfase para as inovações tecnológicas e à relação comercial entre os países do bloco”, explica o presidente do Decom.
O encontro – acrescentou - será realizado ainda este ano, provavelmente em Foz do Iguaçu. A conferência foi sugerida a Benoliel pelo engenheiro José Medem, presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (FMOI).
Cooperação - Para Benoliel, que também é membro do Conselho Consultivo da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros, este será um evento de grande importância para a engenharia nacional. “Vai possibilitar a troca de conhecimentos para avanços tecnológicos, além cooperação técnica e cientifica”.
Ainda segundo o presidente do Decom, o congresso também será uma grande oportunidade para elaboração de propostas autenticamente latino-americanas e que poderão ser defendidas na Conferência Mundial de Engenheiros, prevista para o segundo semestre de 2004, em Shangai, na China.
Cezar Benoliel pretende também que o Brasil seja sede da Conferência Mundial de Engenheiros, prevista para o ano de 2008, proposta que defendeu na última assembléia geral da FMOI, ocorrida em Moscou. A decisão sobre o país sede deverá ocorrer na próxima assembléia da federação, que acontecerá na Tunísia.