O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, anunciou nesta quinta-feira (4), no II Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos, em Foz do Iguaçu, o desejo do Governo do Paraná em criar um programa estadual de apoio à agricultura familiar e segurança alimentar.
De acordo com ele, o programa paranaense funcionará nos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA Compra Direta, que é coordenado pelo Governo Federal e adquire alimentos dos pequenos produtores rurais destinando-os a pessoas atendidas por programas sociais. A idéia é que as Secretarias de Trabalho e Educação atuem em parceria, promovendo emprego e renda no campo e alimentação de qualidade nas escolas públicas estaduais. “Seria uma maneira de melhorar a merenda escolar, garantindo segurança alimentar, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar”, disse.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), hoje no Estado são 62 mil pessoas que recebem os alimentos dos agricultores subsidiados pelo programa federal.
PROMOÇÃO SOCIAL - O secretário também alertou os prefeitos para a importância dos investimentos em assistência e promoção social. Ele citou o exemplo da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Lá a comunidade recebeu uma Agência do Trabalhador e um Centro de Assistência Social (CRAS), ferramentas que, segundo ele, contribuem para a construção da verdadeira inclusão social da população.
“Não adianta fazer centenas de obras e não cuidar da população. A atenção ao ser humano deve ser a prioridade principal de qualquer governante. O governador Roberto Requião, por exemplo, transformou o Estado em um verdadeiro canteiro de obras, mas não deixou de cuidar de quem mais precisa.” defendeu.
“Vale citar uma valiosa experiência que tivemos na Vila Zumbi dos Palmares, o lugar era extremamente pobre e violento. Foi totalmente transformado com novas moradias, asfalto e galerias. A transformação maior se deu aos poucos, na vida das pessoas. É feita diariamente através dos programas sociais e de geração de empregos formais”, afirmou.
TRABALHO E RENDA - Garcia citou os recordes em geração de empregos formais. Ele lembrou que em outubro foram totalizados 627.046 novos postos de trabalho criados desde 2003, início do Governo de Roberto Requião. “Este número precisa ser comemorado porque é resultado do esforço de todos nós. Principalmente das cidades do interior, que no último mês foram responsáveis por 64,24% dos 160.897 empregos gerados no Paraná nestes 10 meses de 2008”, comemorou.
O secretário incentivou a geração de empregos formais como combate à crise financeira mundial. “Não me preocupo com a crise. Com trabalho, não tem crise. Por isso, não vamos ficar lamentando. Vamos firmar parcerias e enfrentar as situações adversas. Nossa Secretaria é dos 399 municípios do Paraná e minha equipe está preparada para ajudá-los a enfrentar este período”, finalizou.
Paraná pode ter programa estadual de apoio à agricultura familiar e segurança alimentar
O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, anunciou nesta quinta-feira (4) no II Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos o desejo do Governo do Paraná em criar um programa nos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal
Publicação
04/12/2008 - 15:28
04/12/2008 - 15:28
Editoria