Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Paraná foi o Estado que mais contribuiu, durante o mês de março, para o crescimento no número de horas pagas aos trabalhadores da indústria do país. Em comparação com igual mês do ano anterior, o número de horas pagas na indústria nacional cresceu 1,1%. Foi o décimo resultado positivo consecutivo. No Paraná, o aumento foi de 3%.
Entre os segmentos de destaque no estado, o melhor resultado foi constatado no setor de alimentos e bebidas, que apresentou um aumento de 8,1%. Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, a expansão dos números dessa atividade econômica está ligada ao período do ano.
“Essa é a época de colheita no Paraná e da transformação desses produtos através das indústrias. Os números divulgados pelo IBGE só reforçam e complementam as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontam o setor com o maior gerador de novos empregos neste ano”, analisa o secretário.
Ainda segundo a pesquisa do IBGE, o país apresentou taxas positivas no confronto entre março de 2006 com março de 2007 na expansão do emprego industrial (1,7%) e na folha de pagamento (3,7%).
Brasil – O emprego industrial no País apresentou resultados positivos nas comparações entre o mês de março deste ano com o mesmo mês de 2006, assim como durante o primeiro trimestre de 2007 em relação ao do ano passado. A análise dos números acumulados durante os três primeiros meses deste ano também mostram melhora nos resultados quando comparado com o trimestre imediatamente anterior, na análise que já considera as questões sazonais.
Durante março deste ano, o número de trabalhadores ocupados na indústria do país foi 1,7% maior do que o constatado no mesmo mês de 2006. No confronto entre os números neste primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 1,2%. A pesquisa ainda comparou a ocupação dos trabalhadores entre os três primeiros meses deste ano e o trimestre imediatamente anterior - outubro, novembro e dezembro de 2006 – e apontou um aumento de 0,5%.
Paraná - Os dados mostram que o Paraná foi um dos estados que apresentou melhora nos números do primeiro trimestre de 2007, em relação aos índices do último trimestre do ano passado. Os trabalhadores ocupados no estado passaram de -1% no período de 2006 para 1,8% em 2007.
A pesquisa do IBGE analisou ainda a variação do valor real da folha de pagamento dos trabalhadores na indústria. De acordo com os números, entre janeiro e março deste ano, o valor pago aos industriários cresceu 4,4% no país, se comparado com o acumulado do mesmo período de 2006. No mês de março de 2007, em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 3,7%.
A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário produz indicadores da indústria de curto prazo, relativos ao comportamento de emprego e salários no setor.A análise é baseada em informações obtidas de empresas reconhecidas como industriais pelo Cadastro Central de Empresas do IBGE. Ela abrange as Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.
Paraná lidera crescimento de horas pagas ao trabalhador, aponta IBGE
A comparação entre o mês de março deste ano em relação a março de 2006 mostra que o crescimento no Paraná foi de 3%; média nacional foi de 1,1%
Publicação
14/05/2007 - 15:44
14/05/2007 - 15:44
Editoria