Paraná inaugura projeto pioneiro de cinema digital

Rede Estadual de Cinema vai interligar Salas de Exibição em 12 municípios
06/11/2009 - 19:50
O Governo do Paraná lança nesta terça-feira (10) a Rede Estadual de Cinema/REC - uma iniciativa pioneira no Brasil – que será inaugurado nesta a partir das 18h30 no Cine Teatro Imperial, na Lapa. O projeto realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio do Museu da Imagem e do Som do Paraná, vai realizar a primeira transmissão cinematográfica por fibra ótica, direcionada simultaneamente a doze salas de cinema no interior do Paraná. O projeto é inédito e vai proporcionar gratuitamente a exibição de filmes para mais de cinco mil pessoas ao mesmo tempo. Antes da cerimônia de abertura, haverá a assinatura celebrando o convênio entre as prefeituras atendidas e a Secretaria de Estado da Cultura. O ato será realizado pela manhã, durante a Escola de Governo, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com a presença do governador Roberto Requião, da secretária de Cultura, Vera Mussi, da diretora do Museu da Imagem e do Som, Stefanie Freiberger, do secretário Luiz Forte Netto, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, do presidente da Rede Paraná Educativa, Marcos Batista, do presidente da Copel, Rubens Ghilardi, e prefeitos. A noite no Cine Teatro Imperial da Lapa acontece a sessão inaugural do Projeto REC com a exibição do filme paranaense Corpos Celestes, dos diretores Marcos Jorge e Fernando Severo. Recentemente premiado em Gramado com o Kikito de Melhor Fotografia (Kátia Coelho), o filme foi o vencedor no 1º Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná. O enredo conta a história de Francisco, um astrônomo. Marcado por um fato em seu passado e ao qual deve sua prolífica carreira, entre a insignificância do homem e a imensidão do cosmos, terá de lidar com um dos maiores mistérios: seus sentimentos para com Diana, uma moça bem à vontade com o seu lugar no universo. A REDE - Há alguns anos o Paraná vem recuperando e equipando vários Cine-Teatros municipais. Em comum, o fato de todas essas construções estarem em prédios onde o Estado tinha interesse de preservação do patrimônio histórico. Com a construção recuperada, foi criada a Rede Estadual de Cinema que tem como objetivo principal apresentar sessões de cinema, simultaneamente, nas 12 instalações equipadas pelo Estado do Paraná. Dessa forma, cada município cede o espaço, com dia e horário estabelecido juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura, de modo a promover, no mínimo, duas sessões por semana dentro do projeto. As sessões são transmitidas a partir da RTVE, em Curitiba, e exibidas simultaneamente nos 12 espaços, através de sistema de transmissão de imagem por fibra ótica. Para tanto, são utilizados os equipamentos específicos adquiridos pelo Estado, com filmes em suporte DVD. A programação das sessões, sempre com entrada franca, está centralizada na Secretaria da Cultura que, juntamente com o Museu da Imagem e do Som, celebra os convênios e contratos e organiza os roteiros de exibição. Assim, as sessões de cinema acontecem semanalmente, e contemplam a apresentação de um curta-metragem, seguido de um longa-metragem. Estão também previstas palestras, oficinas e seminários, para formação de público de cinema nos municípios e regiões atendidas. Os gêneros cinematográficos que serão transmitidos pela REC contempla filmes diversos, que vão agradar a todo tipo de público. Em novembro, por exemplo, estão confirmadas as sessões de A Vila, de M. Night Shyamalan (Dia 12 – 5ª feira – 20:00h); Dona da História, de Daniel Filho (Dia 15 – domingo – 15:00h.); Código Da Vinci, de Ron Howard (Dia 19 – 5ª feira – 20:00h); Pelé Eterno, de Anibal Massaini Neto (Dia 22 – domingo – 15:00h.); Como Fazer um Filme de Amor, de José Roberto Torero (Dia 26 – 5ª feira – 20:00h); e Piratas do Caribe: No fim do Mundo, de Gore Verbinski (Dia 29 – domingo – 15:00h.) A diretora do MIS, Stefanie Freiberger, conta que foi muito importante a conjunção de esforços entre a Secretaria da Cultura, a Paraná Cidade, a Copel e a Paraná Educativa, quando foi possibilitado a instalação do cabeamento ótico nos municípios integrantes do projeto, sistema que viabiliza a transmissão simultânea de sons e imagens, a partir do Canal da Música, para os cine-teatros. “A Rede Estadual de Cinema é mais do que exibir filmes, é proporcionar a difusão de produções nos mais variados gêneros e formatos, multiplicar as oportunidades para a produção local e contribuir com a formação de público de cinema nos municípios e regiões atendidas”, comenta. A secretária de Cultura do Paraná, Vera Mussi, explica que a inauguração da Rede Estadual de Cinema (REC) vem ao encontro a três das principais diretrizes de sua pasta: A Valorização da Identidade Paranaense, O Estímulo à Produção Artística Paranaense e a Inserção Cultural dos Excluídos. “A REC acima de tudo proporciona que o interior receba um pouco mais de lazer e cultura de qualidade”, considera. O projeto REC é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com o Museu da Imagem e do Som, englobando a Radio e TV Educativa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, e a COPEL; juntamente com as Prefeituras Municipais e com o apoio da Sanepar. Sugestão de BOX: A REC englobará 12 municípios paranaenses que possuem estes Cine-Teatros. São eles: Cine-Teatro São Carlos em Andirá Cine-Teatro Fênix em Apucarana Cine-Teatro Mauá em Arapongas Cine Marajá e Teatro Bento Mossurunga em Castro Cine-Teatro Sete Quedas em Guaíra Cine-Teatro Imperial na Lapa Cine-Teatro Guanabara em Loanda Cine-Teatro Universitário Ouro Verde em Londrina Cine-Theatro Morretes em Morretes Cine-Teatro Dr. Altino Afonso Costa em Paranavaí Cine-Teatro Ópera em Ponta Grossa Cine-Teatro Luz em União da Vitória Estes 12 espaços juntos oferecem uma capacidade de público total de 5.488 pessoas.