Paraná garante ações ambientais sustentáveis para Copa de 2014

O Grupo de Trabalho é formado por representantes dos órgãos, entidades e empresas sob a coordenação da Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Publicação
02/07/2010 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, e o secretário especial para Assuntos da Copa do Mundo de 2014, Algaci Túlio, assinaram nesta sexta-feira (02), em Curitiba, a resolução conjunta n° 06/2010 que forma um Grupo de Trabalho para estabelecer diretrizes de Sustentabilidade Ambiental nas obras que serão feitas para a Copa de 2014 que será disputada no Brasil.
“Escalamos técnicos que estão envolvidos há muito tempo neste tipo de atividade e que realmente estão envolvidos para desenvolver um importante trabalho em prol do meio ambiente”, destaca o secretário, que diz ter escalado a seleção da sustentabilidade.
O Grupo de Trabalho é formado por representantes dos órgãos, entidades e empresas sob a coordenação da Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Segundo o secretário Jorge Augusto Callado Afonso, é um grupo muito bem capacitado tecnicamente que irá trazer resultados positivos para o evento mundial que será sediado no Estado.
“Além de promover um evento ambientalmente correto estamos trabalhando para que os projetos realizados para o Estado tenham maior celeridade para a emissão de licenciamentos ambientais”, ressalta o secretário.
O secretário Algaci Túlio disse que é muito importante a iniciativa do Governo do Estado porque é a primeira Câmara Temática formada para preparar o Estado sediar um evento mundial. “Estamos no caminho certo e com certeza teremos condições para fazer de Curitiba e o Estado do Paraná os melhores locais para receber os jogos do Mundial em 2014” ressaltou.
Segundo ele, o Governo do Estado está envolvido diretamente nas ações e investimentos para a realização da Copa de 2014 no Brasil. “São várias as ações que estão em andamento e outras que ainda dependem de recursos oriundos do Governo Federal”, diz Algaci Túlio.
CONTEÚDO – O secretário do Meio Ambiente leu na íntegra o conteúdo que todas as decisões e iniciativas tomadas pelo Grupo de Trabalho que deverão ser levadas em consideração a Lei n° 6.938/1981 que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e também a necessidade de estabelecer Diretrizes de Sustentabilidade Ambiental.
Além disso, para a elaboração das Diretrizes, deverá considerar-se os aspectos culturais, econômicos, sociais, religiosos e políticos que visem promover a sustentabilidade ambiental, aliando-se à conservação e preservação do Meio Ambiente.
GRUPO – A resolução que institui o Grupo de Trabalho entrará em vigor na data da sua publicação, previsto para a semana que vem, e o grupo é formado por 16 profissionais que representam as seguintes instituições: Sema, IAP, Comec, Instituto das Águas do Paraná, UTFPR, Prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais e o Ministério Público do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS