O Centro de Biotecnologia Agroindustrial do Paraná (Cenbapar), que será implantado a partir de 2004 em Pato Branco, Sudoeste do Estado, e em Curitiba, terá um papel importante na transferência de tecnologia ao setor produtivo através da geração de novos produtos com alto valor comercial, entre os quais as enzimas, os hormônios vegetais e os bioinseticidas. Outra característica do Centro de Biotecnologia será a formação de profissionais altamente especializados já que oferecerá cursos de mestrado e doutorado.
Proposto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-Pr), o Cenbapar tem apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e da Prefeitura Municipal de Pato Branco.
Pesquisas - O Centro de Biotecnologia terá um “Centro Avançado de Aplicações de Biotecnologia”, em Pato Branco, e uma “Plataforma Multipropósito para transferência de Tecnologia”, junto a UFPR –Centro Politécnico, em Curitiba, abrigando dois mestrados, sendo um em Agronomia e outro em Biotecnologia Agroindustrial - patrocinado pela UNESCO - , além de um doutorado em Processos Biotecnológicos, da UFPR.
O Centro contará com o suporte internacional de um acordo de cooperação já assinado entre a UFPR e o Instituto de Pesquisa de Biotecnologia Agroindustrial de Marselha (França).
Conforme explica o professor Carlos Ricardo Soccol, que é responsável pela cátedra da UNESCO em Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar e que será o coordenador científico do Centro, “O Cenbapar será um instrumento fundamental na validação de pesquisas e patentes existentes no Paraná que possam ser transferidas às empresas como forma de gerar recursos e estimular o agronegócio no Sudoeste do Paraná”.
Convênio - O primeiro passo para a concretização do Cenbapar será dado no próximo sábado (15), em Pato Branco, quando será assinado convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC), o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CEFET-PR (FUNCEFET-PR) e a Prefeitura Municipal de Pato Branco.
Paraná ganha centro em biotecnologia agroindustrial
Será implantando em Pato Branco e em Curitiba e terá, entre outras finalidades, a de formar profissionais altamente especializados
Publicação
12/11/2003 - 00:00
12/11/2003 - 00:00
Editoria