Paraná fortalece gestão pública e compartilhamento dos programas

A análise é da Secretaria da Administração e da Previdência, que apresentou no II Seminário de Ações Compartilhadas, promovido pelo Ministério do Planejamento até esta quinta-feira (19) em Curitiba
18/11/2009 - 15:50
Os programas que o Governo do Paraná vem apresentando no II Seminário de Ações Compartilhadas, promovido pelo Ministério do Planejamento até esta quinta-feira (19) em Curitiba, têm se destacado por fortalecerem a estrutura estatal e por se utilizarem de ferramentas que podem, justamente, ser compartilhadas com outros governos e esferas de poder. Essa é a análise da equipe da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), que apresentou no evento ações nas áreas de gestão de recursos humanos, de licitações e da frota oficial. Na área de frota, por exemplo, o sistema centralizado de manutenção de veículos não só atende os cerca de 15 mil veículos (automóveis, motos, embarcações, tratores e outros) dos órgãos do Poder Executivo como também recebeu adesão do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e Tribunal de Contas. Assim, quase 20 mil veículos estão cobertos pelo sistema, informou o diretor do Departamento de Transporte Oficial (Deto) da Seap, Auro Josephat Dalmolin. Dalmolin explicou o funcionamento do sistema ao grupo temático de trabalho “gestão de frota”, reunido no final do segundo dia do seminário, na tarde desta terça-feira (17). A divisão do Paraná em polos regionais, para a realização de licitações para contratação das oficinas, e ainda o passo-a-passo dos trâmites dos processos de solicitação, autorização e conclusão dos consertos foram pontos destacados pelo diretor. “Reitero que esse sistema pode ser compartilhado com outros Estados”, disse. LICITAÇÕES - Também pode ser compartilhado com outros Estados, municípios ou demais poderes o Sistema de Gestão de Materiais de Serviços (GMS). O sistema, montado em software livre pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), reúne bases de dados de materiais e produtos licitados, de fornecedores, e possibilita cruzamento mais dinâmico das informações. O intuito é tornar centralizada a gestão das informações sobre os processos licitatórios do governo – desde a abertura até a execução do contrato por parte do fornecedor, salientou o diretor do Departamento de Administração de Materiais (Deam) da Seap, Roberto Antônio Dalledone. “O sistema foi desenvolvido pelas equipes do próprio Estado [Seap e Celepar], ou seja, não contratamos consultoria ou empresas de fora, e além disso é em software livre, o que permite ser cedido a qualquer esfera de governo que tiver interesse”, frisou Dallendone, em sua apresentação no painel “gestão de materiais e serviços”, também na tarde desta terça. CAPACITAÇÃO - Na área de gestão de pessoal, a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seap, Sônia Schober, ainda na terça, falou sobre as ações de capacitação profissional que a Rede Escola de Governo – cuja Gerência Executiva é vinculada ao DRH – vem desenvolvendo há cinco anos, quando foi criada. Foram mais de 5 mil eventos de capacitação, com quase 1,3 milhão de vagas preenchidas. “É como se cada servidor tivesse feito, nesse período, pelo menos dois dos cursos oferecidos”, comparou. Sônia Schober também enalteceu que todos os programas – que vão de cursos de curta duração a mestrado profissional – são pensados, construídos e executados pela estrutura pública. Para isso, assinalou, a Escola de Governo atua em parceria com as faculdades e universidades estaduais e federais do Paraná. “Não compramos \\\'pacotes\\\' de cursos prontos, são todos eventos elaborados pelos quadros de profissionais da administração pública.” MAIS INFORMAÇÕES - O Seminário de Ações Compartilhadas ocorre no Estação Embratel Centro de Convenções e aborda temas que compõem o Programa Nacional de Apoio à Modernização de Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Pnage) e ainda do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex). Por parte do Governo do Paraná, o seminário tem a realização das secretarias de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e da Administração e da Previdência, e também da Celepar: Mais em www.seminarioac.pr.gov.br - Sobre a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência: www.seap.pr.gov.br - Sobre a Escola de Governo: ww.escoladegoverno.pr.gov.br.