Paraná estuda parceria com Canadá para a produção de vacina contra doença suína

Proposta será analisada nesta quinta-feira (12) pelo governador Orlando Pessuti, Tecpar e pela empresa canadense Previtec
Publicação
12/05/2010 - 19:00

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti recebe nesta quinta-feira (13), às 9h30, no Palácio das Araucárias, uma comitiva canadense para discutir as ações visando à realização de um projeto com o objetivo de produzir vacinas contra o vírus causador da diarreia suína. Comum em animais, a doença é tratada pelos pecuaristas com o uso de antibióticos, que acabam contaminando a carne.
Para evitar a contaminação da carne do rebanho suíno do Oeste do Paraná, Noroeste de Santa Catarina e Sul de Minas Gerais, o governador Orlando Pessuti estuda a possibilidade de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a empresa canadense Previtec.
A necessidade desse projeto, de acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, surgiu durante uma visita do governador à Itália e a Portugal, quando os europeus cogitaram a possibilidade de haver problemas na importação da carne suína proveniente dessas regiões brasileiras, devido a uma eventual contaminação da carne por componentes presentes nos antibióticos usados no tratamento dos rebanhos.
O projeto prevê duas fases, sendo a primeira a implantação de um laboratório de diagnóstico do tipo de vírus causador da diarreia e a segunda o desenvolvimento de uma indústria de vacinas contra o vírus a serem produzidas pelo Tecpar.