O Governo do Paraná discute a criação da Agência Internacional de Desenvolvimento, que vai buscar recursos estrangeiros para investimentos em programas de integração do Mercosul. O projeto foi proposto nesta segunda-feira (1), em Foz do Iguaçu, durante mesa-redonda sobre economia no seminário das redes Quatro Motores para o Mercosul e Quatro Motores para a Europa, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul/PR).
A Agência segue o modelo da instituição do bloco europeu e, a princípio, vai financiar e investir em projetos de promoção do comércio entre os dois grupos. Ela trabalhará em conjunto com agência semelhante já existente na província Argentina de Córdoba (Pró-Córdoba) e com a que será implantada no departamento paraguaio de Alto Paraná.
Além de subsidiar novos projetos, a Agência vai ordenar os trabalhos de cooperação, inclusive os já em andamento. A instituição vai centralizar as ações hoje desenvolvidas pelas várias secretarias estaduais, como educação, ciência, tecnologia e ensino superior, agricultura, meio ambiente, cultura, turismo e indústria e comércio.
MEIO AMBIENTE – Outra mesa-redonda do seminário colocou em pauta desenvolvimento sustentável. Os participantes discutiram sobre resíduos tóxicos, tratamento e reciclagem de dejetos, tecnologias limpas, edifício ecológico, corredores de biodiversidade e territorialidade.
“Fica como sugestão para os próximos encontros que, na área ambiental e de energia renovável, cada uma das regiões apresente políticas de excelência na área e que esta tecnologia possa ser transferida. Assim, os nossos parceiros do Mercosul poderão construir conosco um caminho duradouro e ambientalmente correto”, afirmou o secretário de estado para assuntos econômicos do Ministério de Assuntos Econômicos de Baden-Wuttemberg (Alemanha), Richard Drautz.
Compõem os Quatro Motores da Europa, bloco formado há 22 anos, as regiões de Rhône-Alpes (Franca), Baden-Wurttemberg (Alemanha), Catalunha (Espanha) e Lombardia (Itália). Já o bloco Quatro Motores do Mercosul é formado por Paraná (Brasil), Alto Paraná (Paraguai), Córdoba (Argentina) e Rivera (Uruguai).