O Paraná estreou nas Olimpíadas Escolares nessa sexta-feira (7) com duas medalhas nas provas de atletismo, uma de ouro e outra de prata. Os jogos reúnem alunos de 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB). A medalha de ouro foi conquistada nos 800 metros por David Júnior da Silva, do Colégio Estadual Tsuru Oguido, de Londrina; a medalha de prata foi ganha no lançamento de disco por Lívia Avancini, do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, também de Londrina.
Nos 800 metros masculino, o paranaense David marcou o melhor tempo na última bateria, marcando 2’00”11, superando Cássio da Motta, de Brasília, com 2’00”13, e Gustavo da Silva, do Rio de Janeiro, com 2’00”31. No lançamento do disco feminino, Lívia Avancini não começou bem a prova, teve seus dois primeiros lançamentos queimados, mas se recuperou no terceiro, quando fez a sexta marca para conseguir a classificação. Na segunda rodada, no segundo lançamento ela obteve a marca de 39m8 e garantiu a medalha de prata. O ouro ficou com a paulista Geisa Rafaela Arcanjo, com a marca de 44m68; e o bronze foi de Maristela da Cruz Serafm, do Rio Grande do Norte.
Na natação, o Paraná conseguiu também a classificação para as semifinais no revezamento medley feminino e masculino, e nos 100 metros livre com Luis Fernando do Prado, do Colégio Estadual Carlos Gomes, de São João do Caiuá, e também com Gabrieli de Souza Dias, do Colégio Estadual de Paranavaí.