O primeiro dia de competições dos 17º Jogos Abertos Brasileiros (JAB’s) terminou bem para o Paraná. Com as 22 medalhas conquistadas nas modalidades de atletismo, judô e natação – quatro ouros, oito pratas e 10 bronzes –, os atletas do Estado colocaram o Paraná na quarta colocação geral, atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
“É o primeiro quadro parcial de medalhas. Ainda temos muitas competições pela frente, mas estes números do primeiro dia demonstram que o Paraná tem grande potencial e trará muito mais medalhas destes Jogos Abertos Brasileiros”, disse o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Atletismo - entre as 22 medalhas conquistadas na quarta-feira, quatro foram de ouro e ficaram com o atletismo. Silvana Aparecida dos Santos venceu os 400 metros rasos, com o tempo de 56”51, e ficou com o primeiro ouro paranaense nos 17º JAB’s.
Nos 5 mil metros rasos, Josiane da Silva Cardoso levou o ouro com o tempo de 16’58”36, quase dois minutos à frente da também paranaense Rozelene Rodrigues Padilha, que marcou 18’44”08 para ficar com a prata.
O terceiro ouro veio com o revezamento 4x100 metros, uma das provas mais disputadas do dia. Wanessa Zavolki, Magda Ribeiro, Carla Novais e Silvana Aparecida Santos cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 49”15, apenas três centésimos de segundo à frente da equipe de São Paulo, que cruzou com o tempo de 49”18. A equipe catarinense chegou em terceiro, com o tempo de 49”81.
No atletismo masculino, o único ouro paranaense no primeiro dia de competições veio na prova dos 110 metros com barreiras, vencida pelo atleta Elton Oliveira Costa com o tempo de 15”03. O atletismo do Paraná ganhou ainda três pratas, com Alessandro Bonfim no salto triplo, Fábio Langoski nos 400 metros rasos e Claudemir Cardoso nos 5 mil metros rasos.
Outras seis medalhas de bronze foram conquistadas por Carla Novais nos 100 metros rasos e no salto em distância; Magda Ribeiro nos 400 metros rasos; Nelson Bonfim no lançamento do martelo, Lucas da Silva no lançamento de dardo, e finalmente no revezamento 4x100 metros, com a equipe formada por Ednaldo Santos, Elton Costa, Fábio Langoski e Alessandro Bonfim.
Na classificação parcial do atletismo, o Paraná terminou o primeiro dia de competições ocupando a segunda colocação no masculino, com 62 pontos, e no feminino, com 86 pontos. São Paulo liderava tanto no masculino, com 93 pontos – tendo Minas Gerais na terceira posição com 59 pontos –, quanto no feminino, com 103 pontos e tendo o Rio de Janeiro em terceiro com 80 pontos.
Judô - apesar de participar dos 17º JAB’s com uma equipe reduzida, o judô do Paraná conseguiu algumas medalhas nas competições individuais. Na categoria meio-pesado, Andressa Vanzzo ficou com a prata ao perder a luta final para Deborah de Souza, do Rio de Janeiro.
Já pela categoria leve, Camila Murakami levou o bronze com a vitória sobre Nadia Mello, do Rio de Janeiro. Na categoria meio-médio, Alessandra Carvalho perdeu a disputa do terceiro lugar para Amanda Oliveira, de São Paulo, ficando com a quarta colocação por pontos, mas também recebendo o bronze.
No judô masculino, o paranaense Fernando Santos perdeu a luta final para o catarinense Phelipe Pelin e ficou com a prata na categoria superligeiro. Os dois bronzes vieram com Pedro Pires, que ficou com a terceira colocação nas categorias meio-pesado e absoluto. Com estes resultados, o Paraná encerrou a quarta-feira na sexta colocação do feminino (31 pontos) e na sétima do masculino (26 pontos).
Natação - a coleção de medalhas do Paraná no primeiro dia dos JAB’s foi completada com as três medalhas conquistadas pela natação feminina. Verônica Balsano teve o melhor desempenho, com a conquista de duas pratas. A primeira veio nos 200 metros rasos, com o tempo de 02’09”08, e a segunda nos 200 metros medley, com o tempo de 02’28”21. O bronze foi conquistado por Amanda Guerios, nos 50 metros borboleta, com o tempo de 31”32.