Paraná em Ação em Toledo promove conciliações judiciais

Audiências realizadas na manhã dessa sexta-feira (19) resultaram em acordos justos
Publicação
19/03/2010 - 14:50
Editoria
Sérgio Soares Cangirana chegou cedo ao Centro de Eventos Ismael Sperafico, onde está acontecendo a feira de serviços gratuitos Paraná em Ação de Toledo. Ele quis ser o primeiro a ser atendido pelo programa de conciliação do Poder Judiciário, no contrato de empréstimo junto a uma Cooperativa de Crédito. Com a presença do advogado da Cooperativa e a conciliação do juiz Eugenio Giongo, da 1ª Vara Cível de Toledo, o conflito foi resolvido em 50 minutos e a dívida foi quitada. “ Foi um peso que tirei das costas’’, disse Sérgio, que pagou a dívida com um carro e ainda recebeu troco.
O mesmo alívio sentiu Adolfo Amâncio, que quitou quatro contratos de financiamento bancário que estavam pendentes. “’Agora posso dormir mais tranqüilo e pensar na minha recuperação’’, disse Adolfo que há dois meses fez uma cirurgia cardíaca e não pode mais trabalhar na lavoura. “Foi importante para ele resolver essas pendências e a conciliação é sem dúvida a melhor maneira de resolver esses conflitos’’, afirmou a juíza da 2ª Vara Cível de Toledo, Denise Krueger.
Os juízes também farão a revisão dos contratos de poupança referente aos planos econômicos Collor, Bresser e Verão, para quem já tiver ação ajuizada na 1ª ou 2ª Vara Cível de Toledo. Quem não tiver, pode requerer durante o Paraná em Ação, através da Defensoria Pública do Estado. Para isso, é necessário levar um extrato que comprove o depósito em poupança nos meses de junho de 1987, janeiro de 1989 e março de 1990 períodos em que houve reajuste dos planos Bresser, Verão e Collor. O trâmite é rápido, pois existe o direito declarado em ação já transitada em julgado.

GALERIA DE IMAGENS