Paraná em Ação concretiza sonho de milhares de pessoas

“Sempre encontramos casos curiosos durante o Paraná em Ação, o que nos leva a acreditar que realmente esse programa realmente é eficiente e deve ser duradouro”, afirma o secretário Milton Buabssi
Publicação
05/09/2010 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Não é à toa que o Paraná em Ação está prestes a virar política pública do Paraná. Nos últimos cinco anos o programa realizou e concretizou o sonho de milhares de paranaenses que sequer podiam ser considerados cidadãos. Foram emitidas inúmeras certidões de nascimentos para muitos que, por isso e apesar de adultos, não existiam perante a lei e não tinham acesso a seus direitos como cidadãos.
Além da vasta gama de serviços gratuitos que o programa oferece - entre eles, emissão de documentos, exames de saúde, e acesso a vários benefícios sociais e programas de governo - o Paraná em Ação oferece uma equipe especialmente para cadastrar casais que vivem juntos e sonham em casar.
“Sempre encontramos casos curiosos durante o Paraná em Ação, o que nos leva a acreditar que realmente esse programa realmente é eficiente e deve ser duradouro”, afirma o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi.
APÓS 20 ANOS - Lenir Bilhan (52 anos) foi ao Paraná em Ação para se inscrever para o casamento coletivo. Sua história é curiosa. Aos 15 anos, Lenir se casou com Antonio Bihan (55), em uma cerimônia simples em Pato Branco.
Depois de 16 anos de casamento, com a relação já desgastada, Lenir separou-se de Antonio e passou a sustentar sozinha as três filhas do casal, hoje com 35, 30 e 25 anos.
Atualmente, com salário mínimo e muito trabalho como copeira em uma empresa terceirizada, se orgulha da criação que deu para as filhas, que tiveram pouco contato com o pai.
No início deste ano, Nilza, irmã de Lenir, iniciou um processo de reaproximação do ex-casal. Há cinco meses, Antonio retornou para a casa para continuar uma história que começou há 37 anos. Mas, sem condições para pagar o casamento, eles continuam separados perante a lei. “Quando vi o cartaz do Paraná em Ação no ônibus à caminho de casa, pensei que essa seria a chance de realizar meu grande sonho: casar novamente com Antonio, que foi sempre o homem da minha vida”, disse emocionada.
Lenir aproveitou a ocasião e trouxe também seu irmão caçula Luiz Roberto para se inscrever para casamento coletivo. Luiz Roberto e Luciana Aparecida Dias já têm duas filhas pequenas e ainda não tinham tido a oportunidade de legalizar essa união.
“Vai ser bom porque poderemos comemorar tudo isso com uma grande festa”, afirmaram as irmãs Lenir e Nilza. Através do Paraná em Ação, Lenir, Antonio, Luiz Roberto, Luciana e centenas de casais poderão concretizar seus sonhos.
“Todas as despesas do casamento civil além da cerimônia coletiva ecumênica, que acontecerá no final deste ano, são gratuitas, graças à parceria que mantemos com o Poder Judiciário e Extra Judiciário - representado pela Anoreg/PR - Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná - e pelo Irpen – Instituto de Registro Cível de Pessoas Naturais do Estado do Paraná”, revela Marcírio Machado Sobrinho, coordenador-geral do programa.
Lenir revela que espera ansiosa para o dia que aceitará novamente Antonio como seu esposo e voltar a se chamar Lenir Bilhan Mattes.

GALERIA DE IMAGENS