“Paraná em Ação” começa atendimento em Ibaiti e municípios do Norte Pioneiro

A feira reúne diversos órgãos públicos em um mesmo local, e conta com oficinas e estrutura completa de lazer para as crianças
Publicação
26/11/2010 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A feira Paraná em Ação de serviços gratuitos começou nesta sexta-feira (26) a atender a população de Ibaiti e dos municípios da região. No ginásio de esportes Petezão e em uma tenda montada na praça Julio Farah, centenas de pessoas já começaram a fazer seus documentos, realizar exames de saúde e receber orientações a respeito dos seus direitos, como aposentadoria.
A feira reúne diversos órgãos públicos em um mesmo local, assim as pessoas podem, no mesmo dia, fazer carteira de identidade e de trabalho, CPF, pedidos de divórcio ou casamento e terem acesso a informações do INSS, por exemplo. Além disso, conta com oficinas e estrutura completa de lazer para as crianças.
Segundo o coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, um dos principais destaques do programa é ter reunido as diversas esferas de poder. “Cada órgão absorve suas despesas, como as federações de comércio e indústria, o poder judiciário e as prefeituras. Com cada um doando um pouco, o resultado final é grande”, afirmou.
Dezenas de stands foram montados nesta segunda edição da feira na cidade. A prefeitura foi um dos parceiros e cedeu o espaço, alimentação e servidores. Além de Ibaiti, outras cidades foram convidadas e, segundo o prefeito local, Luiz Carlos Peté dos Santos, 12 prefeituras já confirmaram a sua presença e vão providenciar o transporte dos moradores. “Tivemos muito sucesso na primeira vez e a expectativa agora era grande. Toda a cidade está recebendo com entusiasmo a feira, porque o que se faz aqui é resgatar a dignidade das pessoas”, disse o prefeito.
Nesta manhã, chegaram ônibus trazendo moradores de Japira, Guapirama e Conselheiro Mairink e de acordo com a secretaria municipal de Assistência Social de Ibaiti, Denise Ferraz, a orientação é resolver os problemas dos moradores no mesmo dia. “Se a pessoa não tiver nem a certidão de nascimento nós encaminhamos o pedido do documento para os cartórios”, explicou.
Na feira também estão sendo feitas inscrições para casamento coletivo e para a o Programa Paraná Alfabetizado, que tem turmas em nove cidades da região. Segundo a professora Wanderléia Curan, as turmas estão crescendo. “É impressionante como temos jovens sem estudo em Ibaiti, mas o Paraná Alfabetizado está bem estruturado e os resultados têm sido positivos”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS