Paraná em Ação chega a Paranaguá nesse fim de semana

Programa acontece na Praça Nossa Senhora do Rocio, de sexta a domingo, com atendimento ao público da 9h às 17 horas
Publicação
03/11/2010 - 12:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Começa nessa sexta-feira (05) e segue até domingo (07) as atividades programadas para o Paraná em Ação em Paranaguá. O evento será na Praça Nossa Senhora do Rocio com atendimento ao público das 9h às 17 horas. A abertura oficial está prevista para às 10 horas terá a presença do Secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, do Prefeito Municipal de Paranaguá José Baka Filho, do Secretário Municipal de Assistência Social Joaquim Guilherme da Silva Filho, do Coordenador Geral do Programa Marcírio Machado Sobrinho, entre outras autoridades locais.
O Paraná em Ação passou a ser considerado programa de Política Pública desde o último dia 29 de setembro, data em que foi publicada a lei no 16.583/2010, no Diário Oficial do Estado. A nova lei institui no âmbito do estado do Paraná o Projeto Paraná em Ação, a ser desenvolvido pelo Poder Executivo, com despesas suportadas por dotações orçamentárias do próprio estado. “Respeito ao Cidadão” é a frase que, segundo o coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, define as ações do programa.
O Paraná em Ação resgata a cidadania para a população paranaense, por meio de uma série de serviços gratuitos. Em cinco anos e meio de atuação, Paraná em Ação ultrapassou 5 milhões de atendimentos para mais de 2 milhões de paranaenses residentes nos mais diversos municípios desse estado.
São oferecidos cerca de 200 serviços gratuitos e essenciais para o resgate da cidadania como a emissão gratuita de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, entre outros. Oferece também orientações sobre inscrição e contagem de tempo de serviço para aposentadoria, documentos necessários para benefícios e habilitações da previdência, serviços judiciários e extrajudiciários no âmbito estadual (divórcio, guarda e responsabilidade de menores, reconhecimento de paternidade e maternidade), inscrição para casamento coletivo.
No âmbito federal a população conta com serviços de opção de nacionalidade e questões habitacionais e principalmente previdenciárias. Na área de saúde e bem estar, leva equipes de parceiros para aplicar testes de urina e glicemia; avaliação física; orientação sobre saúde bucal; sobre a saúde da mulher, com exames de prevenção de câncer de mama e de colo de útero, doenças renais, antitabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e ainda cadastro de doadores de medula óssea.
Para as crianças muita recreação, teatros, orientação sobre emissão de notas fiscais, trânsito e direção segura, orientações da polícia civil para evitar seqüestros e abusos contra menores. Também são feitas oficinas de artesanato, empreendedorismo e reaproveitamento de materiais reciclados.