Os Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) é conhecido por revelar inúmeros jogadores às seleções que hoje jogam em quadras de todo o mundo, com salários que não deixam inveja nenhum jogador de futebol. Na fase regional de Curitiba, o técnico das equipes masculinas, categoria A (entre 15 e 17 anos) dos Colégios Santa Maria e Estadual do Paraná, Paulo Henrique Barone, que também faz parte da Comissão de Técnicos da Seleção Brasileira de Cadetes da Confederação Brasileira de Handebol, comentou sobre o trabalho que é desenvolvido com a modalidade: "Hoje o Paraná é um celeiro de atletas devido ao forte incentivo que é realizado com o handebol ainda dentro das escolas, como por exemplo, os Jogos Colegiais do Paraná".
O técnico informa que o estado é conhecido nacionalmente por enviar inúmeros jogadores para treinamento juntos as seleções brasileiras de cadete, junior, e até mesmo a adulta, que atualmente conta com três paranaenses no plantel titular. As disputas do handebol acontecem até o dia 27 de abril, último dia de competição da segunda rodada de fases regionais do Jocop´s. Em Curitiba, os jogos estão sendo disputados no Ginásio do Tarumã e na Praça Oswaldo Cruz, envolvendo as categorias A e B (12 a 14 anos), no masculino e feminino.
O auxiliar-técnico da equipe masculina A, do Colégio Bom Jesus, Marllon Vissoci, faz coro com Paulo Barone e aproveita para pedir ao próximo governador do Estado a continuação do Jocop´s. "Desde a retomada dos Jogos Colegiais em 2003, o Paraná vem ganhando destaque esportivo em diversas modalidades no país. Esperamos que esse trabalho continue após as eleições para governador independentemente do partido político que ganhe", disse.
A segunda rodada das fases regionais do Jocop´s estão acontecendo simultaneamente em dez cidades paranaenses. Até a fase final em Curitiba, acontecerá ainda mais uma rodada de fases regionais, que possibilita aos campeões destas etapas a vaga para a grande finalissima que será disputada na capital, no período de 7 a 20 de julho. Estão sendo também disputadas as modalidades de basquetebol, futsal, futebol, tênis de mesa, xadrez e vôlei, Na final, entram atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação.
De todas as competições promovidas pelo Governo do Estado por meio da Paraná Esporte, os Jogos Colegiais é a que envolve o maior número de participantes. São cerca de 350 mil estudantes de todas as regiões do Estado, contando todas as etapas do Jocop´s, que participam desta competição. Neste sábado (22) começou em Curitiba os jogos em seis das sete modalidades. O tênis de mesa é o único que será disputado a partir da quarta-feira. Os campeões estão automaticamente classificados para a fase final, que dará chance os campeões estaduais disputarem as Olimpíadas Escolares (Jeb´s) no fim do ano, em Brasília, organizados pelo Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Paraná é um verdadeiro "celeiro" de atletas do handebol para o Brasil
O handebol é uma modalidade em franco desenvolvimento no Brasil, exemplo dado pelos últimos resultados conquistados pela Seleção Masculina Adulta, campeã no último dia 16 do Desafio Internacional contra Cuba em Guarulhos (SP)
Publicação
24/04/2006 - 16:00
24/04/2006 - 16:00
Editoria