“O Governo do Paraná é um dos maiores usuários de BrOffice do mundo e o melhor exemplo da qualidade e das funcionalidades desse programa”. A declaração foi feita nesta sexta-feira (26) pelo presidente da Celepar Informática do Paraná e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, na abertura do II Encontro Nacional do BrOffice Org. O BrOffice é um pacote de programas de computador em software livre com editores de textos, páginas web, desenhos, apresentações e planilha.
Segundo Nizan Pereira, o pacote já está instalado em cerca de 54 mil computadores da administração pública direta e indireta do Estado. Somente no Programa Paraná Digital, da Secretaria de Educação, são 44 mil terminais que possuem o programa instalado.
O BrOffice faz parte do pacote Desktop Paraná, a distribuição Linux do Governo do Estado baseada na versão Debian CDD e interface gráfica Gnome. Além do sistema operacional Linux e do pacote de escritório, a distribuição contém ainda o navegador de internet Mozilla. “A migração para o BrOffice no âmbito do governo não pára de crescer”, acentuou o presidente da Celepar.
SOFTWARE LIVRE - Ao destacar que o BrOffice está evoluindo cada vez mais graças à participação da comunidade, Nizan Pereira frisou que a Celepar, também cresceu nos últimos anos graças ao uso e desenvolvimento do software livre. “Sem essa opção certamente não chegaríamos ao patamar de desenvolvimento que nos encontramos”, disse o presidente da Celepar.
Nizan também enumerou uma série de programas do Governo do Estado que só foram possíveis graças ao software livre, entre eles o de Inclusão Digital, que já instalou mais de uma centenas de telecentros Paranavegar e Bibliotecas Cidadãs em várias regiões; a suíte de comunicação Expresso (correio eletrônico, agenda, catálogo, gerenciador de fluxo de trabalho e comunicação de voz sobre IP); Paraná Digital, cuja solução multiterminal está instalando laboratórios nas 2.100 escolas estaduais, além de sistemas de alta complexidade como o de veículos e habilitação do Detran-PR e o Boletim de Ocorrências Unificado feito pela Celepar para a Secretaria de Segurança do Paraná.
Como os pacotes de escritório são utilizados em larga escala, Nizan Pereira disse que a instalação do BrOffice e de outros produtos software livre é uma oportunidade para fugir da pirataria. “Podem usar o BrOffice tranquilamente. É um produto de altíssima qualidade, é gratuito, é livre e seguro”, incentivou.
SÁBADO - O Encontro BrOffice. Org prossegue durante este sábado (27) e está sendo transmitido por vídeo-conferência, integrando diversos pontos dentro do país. Em Curitiba, os participantes estão reunidos na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), no Jardim Botânico.
O objetivo é a integração do corpo de desenvolvimento do projeto com usuários de tecnologias de informação e comunicação através de palestras técnicas de apresentação do produto, linha de desenvolvimento, análise das vantagens e desvantagens e apresentação de casos de sucesso na migração. O público é formado por usuários, diretores de empresas, gerentes de TI, técnicos de informática, estudantes, acadêmicos, usuários de aplicativos Office e da comunidade em geral, além da equipe de desenvolvimento do OpenOffice.org/BrOffice.org no Brasil.
Além de usuários e desenvolvedores brasileiros, como o presidente do Serviço de Processamento de Dados (SERPRO) e ex-presidente da Celepar, Marcos Mazoni, e o diretor-geral da ODF Alliance Chapter Brasil, Jomar Silva, participam da vídeo-conferência palestrantes internacionais, como Suso Baleato (Galícia/Espanha), John McCreesh (Escócia/Reino Unido) e Michael Bemmer (Alemanha).
Paraná é um dos maiores usuários dos programas BrOffice no mundo
O BrOffice é um pacote de programas de computador em software livre com editores de textos, páginas web, desenhos, apresentações e planilha
Publicação
26/10/2007 - 16:31
26/10/2007 - 16:31
Editoria