Os governadores do Paraná, Roberto Requião, e da Província de Salta, Juan Manuel Urtubey, firmam nesta quarta-feira (18), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, um acordo para desenvolver projetos que promovam o turismo e a conservação do meio ambiente, além de estimular as relações comerciais. “O Paraná se consolida como o Estado com o maior número de convênios assinados com a Argentina. Este será o quinto protocolo assinado entre o Paraná e uma província argentina e o primeiro acordo assinado pela Província de Salto com um Estado brasileiro”, afirma o secretário do Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul), Santiago Martin Gallo.
Gallo explica que a região do Norte da Argentina concentra sua produção nos alimentos. “Salta é uma grande produtora de feijão e quer ampliar suas vendas para as redes de supermercados do Paraná. A região também é uma das maiores produtoras de vinhos de altura do mundo e quer estabelecer no Paraná um centro de vendas deste produto”, disse. “O protocolo vai permitir que os Estados desenvolvam projetos de interesse mútuo, além de incentivar a troca de tecnologias, projetos de preservação do meio ambiente e investimentos entre as regiões, com programas de investimentos e ações voltadas para exportação e importação”, acrescenta.
Após a assinatura do protocolo serão definidos os responsáveis pelas áreas temáticas contempladas pelo acordo. “Teremos um Plano de Trabalho e periodicamente serão realizadas reuniões para o monitoramento das ações desenvolvidas”, afirmou o secretário.
Paraná e província argentina de Salta assinam acordo sobre turismo e meio ambiente
Protocolo de intenções será assinado nesta quarta-feira (18) no Palácio das Araucárias, em Curitiba
Publicação
17/03/2009 - 16:24
17/03/2009 - 16:24
Editoria