Paraná é escolhido para projeto-piloto de Segurança Alimentar e Nutricional

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome firmou convênio com o Governo Estadual, devido ao desempenho na execução de convênio anterior
Publicação
04/08/2010 - 11:30

Confira o áudio desta notícia

O Paraná foi escolhido para executar projeto-piloto de implementação de gestão descentralizada do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome firmou convênio com o Governo do Paraná devido ao desempenho do Estado na execução do convênio anterior. O apoio financeiro do Governo Federal será de R$ 400 mil.
O Ministério tornou público que a experiência a ser realizada no Paraná servirá de modelo para os demais Estados, que estão em estágio menos avançado. Na publicação consta que, em 2008 e 2009, foram formalizados 23 convênios com governos estaduais. Dentre eles, o Paraná foi o único que, até agora, encerrou com atendimento a todas as metas e a devida execução financeira.
PREPARAÇÃO – A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, que coordena a área, já realizou um seminário preparatório, sobre estratégias para a implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional na esfera municipal, como componente do sistema estadual (Sisan-PR). O evento foi realizado em Ponta Grossa, na segunda (2) e terça-feira (3).
O secretário Tércio Albuquerque enfatizou o comprometimento da equipe da Secretaria e de todos os escritórios regionais, para mais um desempenho eficiente do Paraná. “Foram preparados balanços das regionais, com a coleta de dados sobre segurança alimentar e nutricional de cada uma. São importantes documentos que irão nos ajudar a conhecer a realidade local”.
Albuquerque afirmou ainda que os resultados não seriam possíveis sem o apoio do governador Orlando Pessuti, fundamental para a parceria. “Durante audiência que tive com a ministra Márcia Lopes, constatei a força que a união do Governo Federal, do Governo do Paraná e dos municípios, faz toda diferença na efetivação dos direitos sociais e construção da cidadania”, disse o secretário.

GALERIA DE IMAGENS