O Governo do Paraná vai receber, entre os dias 26 a 28 de novembro, uma comitiva do departamento paraguaio de Itapua, que fará reuniões técnicas com órgãos do Estado em busca de informações sobre políticas públicas. O departamento do Paraguai está interessado nas políticas paranaenses em áreas como produção agrícola, micro-indústrias rurais, merenda orgânica, sustentabilidade ambiental, financiamentos, créditos para micro-indústrias e modelos de administração pública.
Segundo o secretário do Codesul-PR - Conselho de Desenvolvimento do Sul, Santiago Martin Gallo, a visita deve resultar na criação de um convênio de cooperação, que será assinado durante o encontro de 15 de dezembro da Cúpula do Mercosul em Salvador, quando os governadores das duas regiões estarão presentes.
Atendendo a um pedido de cooperação feito pelo governador paraguaio Juan Eudes Afara Maciel, feito durante o encontro do Fórum de Governadores e Prefeitos do Mercosulem Foz do Iguaçu, o governador Roberto Requião determinou que o Codesul-PR e a Secretaria de Comércio e Assuntos do Mercosul organizassem reuniões técnicas com representantes de Itapua.
“Com essa parceria, o Paraná responde também à solicitação do governo federal para que os Estados dêem atenção especial às relações de amizade com o Paraguai. A proposta é ajudar com ações concretas que apóiem no desenvolvimento do país vizinho”, afirma Santiago.
As reuniões agendadas para essa quarta-feira (26) na sede do Codesul-PR, serão com o diretor do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Filipe Farhat, e com Ednei Bueno, assessor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura. Na quarta-feira (27) Francisco Lange, coordenador de Bio-diversidade e Florestas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente; Airton Pissetti, diretor-administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); e o Secretário de Estado do Planejamento, Ênio Verri, recebem os representantes paraguaios.
Na sexta-feira (28) o Secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgilio Moreira Filho, e Cícero Gomes, diretor da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil-Argentina do Paraná, terão reuniões.
A comitiva paraguaia é formada por Javier Sebastian Mangiafico Fores, coordenador da Secretaria de Integração; Guillermo Yaluff, assessor do Governo; Lucio Cañete, secretário de Produção e Desenvolvimento; Angel Zarza, secretário de Assuntos Campesinos; e Nelson Lezcano, secretário de Planejamento de Itapua.
Paraná e departamento de Itapua, no Paraguai, iniciam cooperação
Comitiva paraguaia será recebida por secretários de estado e diretores de autarquias paranaenses
Publicação
26/11/2008 - 14:20
26/11/2008 - 14:20
Editoria