Durante a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, evento ocorrido nos dias 25 e 26 de maio, o representante da comunidade científica no Comitê Gestor (CG) do Fundo Setorial do Agronegócio (CT-Agro), Silvio Crestana, falou do processo de construção da Rede de Prospecção Tecnológica para o Agronegócio, uma iniciativa apoiada pela Finep.
O projeto, segundo Crestana, teve início neste mês de maio e pretende realizar estudos avançados na área. “A rede vai criar um ambiente colaborativo para resolver desafios do agronegócio nacional e subsidiar o CG do CT-Agro”, informou.
A criação de um sistema de inteligência competitiva e estratégica para sistematização e compartilhamento do conhecimento de fontes externas, bem como a construção de um portal corporativo para o agronegócio são algumas ações que, de acordo com Silvio Crestana, estão previstas no âmbito da rede. “Com essas linhas de ação queremos maximizar o acesso e a disseminação de conhecimentos sobre o setor”, disse.
O representante da comunidade científica no CT-Agro convidou o Paraná a participar da rede e pediu que o Estado organize um inventário de suas competências em agronegócios.
Outras informações sobre a rede podem ser obtidas pelo telefone (16) 274-2477 ou pelo e-mail crestana@cnpdia.embrapa.br.
(box)
PARANÁ VAI REGIONALIZAR
SEU PLANO DE DESENVOLVIMENTO
No último dia 25, durante a Conferência Estadual, o diretor da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, Fábio Dória Scatolin, informou que o plano de desenvolvimento do Estado será regionalizado.
“Queremos dar um aspecto regional para a elaboração de políticas públicas. Para isso, no segundo semestre desse ano, vamos interagir com as universidades estaduais e federal e com os institutos de pesquisa. Essas instituições têm pleno conhecimento das áreas onde atuam no Paraná, por meio delas pretendemos saber quais são os potenciais e os principais gargalos das regiões de nosso Estado”, disse o diretor.
Com relação à reforma das diretrizes de gestão do Paraná, uma das metas da Secretaria do Planejamento, Scatolin pediu ajuda da comunidade científico-tecnológica. “A academia pode nos auxiliar na gestão dos programas estaduais, indicando quais aspectos podem ser aprimorados”, afirmou o diretor da Secretaria do Planejamento.
Scatolin informou que uma das prioridades do plano de desenvolvimento paranaense são os Arranjos Produtivos Locais (APLs). “A gente já tem uma gama de conhecimento para intervir nos APLs e isso fará com que aumentemos o valor agregado das produções, a competitividade e os financiamentos de nossos arranjos. Essas ações do Estado ajudarão no salto qualitativo dos APLs”, finalizou.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 351-6274 ou pelo e-mail scatolin@sepl.pr.gov.br.
(box)
PROGEX PROMOVE CRESCIMENTO
INDUSTRIAL EM EMPRESAS DO PARANÁ
Com um faturamento de R$ 4,5 milhões nos últimos dois anos, 80 empresas paranaenses contabilizam um aumento de 26% no volume de exportações.Segundo informações do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o principal responsável pela obtenção desses resultados no Estado é o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação, Progex.
De acordo com a Finep, o Progex liberou R$ 1,16 milhão em recursos para o Tecpar, provenientes do Fundo Setorial Verde-Amarelo. O Progex é uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia, via Finep, e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Atualmente, 11 instituições são financiadas e credenciadas pelo Programa, entre elas: Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Fundação Centro Tecnológico (Cetec); e Fundação de Ciência e Tecnologia do RS (Cientec).
O Progex é voltado para prestar assistência tecnológica a micro, pequenas e médias empresas para tornar seus produtos competitivos no mercado externo.
Outras informações podem ser obtidas pelo site www.finep.gov.br.
Paraná é convidado a entrar na Rede de Prospecção Tecnológica para o Agronegócio
O assunto é matéria publica no endereço www.abipti.org.br junto com os temas: Progex promove crescimento industrial e a regionalização do plano de desenvolvimento do Paraná
Publicação
30/05/2004 - 00:00
30/05/2004 - 00:00
Editoria