Os governadores Roberto Requião e André Puccinelli (MS) assinaram nesta quarta-feira (08), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) em Florianópolis (SC), protocolo de intenções de adesão ao Programa Pró-Rio Uruguai e Aquífero Guarani. O programa, desenvolvido pelo Conselho Parlamentar do Sul (Parlasul), já integrava os Conselhos Estaduais do Meio Ambiente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo elaborar projetos de preservação ambiental da região da bacia hidrográfica.
“Os Estados irão se reunir para discutir estratégias para enfrentar a crise ambiental, elaborar projetos que contemplem o desenvolvimento sustentável, além de discutir políticas de preservação ambiental em áreas da bacia hidrográfica em questão. O nosso objetivo é preservar um dos maiores aqüíferos de água doce, responsável pelo abastecimento de grande parte dos estados do Sul e dos países que fazem fronteira com o Brasil”, explicou o secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Rasca Rodrigues.
O Programa busca alertar as comunidades sobre o desequilíbrio ambiental que poderá ocorrer em curto prazo pela falta de água. “Sob a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, encontra-se o Aqüífero Guarani, o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo. Um plano de desenvolvimento sustentável é essencial para a preservação. Iremos juntos estudar projetos de valorização da região, que tem grande potencial hidrelétrico e uma posição estratégica nas regiões envolvidas”, explicou Rodrigues.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai estão relacionadas com a agricultura e a pecuária. A região enfrenta sérios problemas ambientais. “A descarga de esgoto sem tratamento, atividade agrícola sem utilização de práticas de conservação do solo, o uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamento intenso e processos erosivos avançados”, citou o presidente do Parlasul, Maurício Picarelli.
Rasca Rodrigues também convidou os governadores do Codesul para o Encontro Ambiental Ibero-Americano em Foz do Iguaçu, que será promovido pelo Paraná no mês de novembro. O encontro vai discutir programas e ações de desenvolvimento sustentável. “Trabalharemos com políticas ambientais enraizadas nos estados do Sul do Brasil e também nos países da América Latina. Tivemos recentemente um encontro transfronteiriço com a Argentina para discutir políticas conjuntas de preservação ambiental. O evento foi um sucesso e vamos seguir nesta linha de discussões”, disse.
Paraná e MS aderem a programa Pró-Rio Uruguai e Aquífero Guarani
O programa já integrava Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e tem como objetivo elaborar projetos de preservação ambiental da região de uma das maiores bacias hidrográficas do mundo
Publicação
08/07/2009 - 16:10
08/07/2009 - 16:10
Editoria