Paraná e Bahia trocam experiências na área de saúde do trabalhador

Evento reuniu cerca de 30 técnicos dos Centros Estaduais de Referência em Saúde do Trabalhador das regiões Macro Oeste, Campos Gerais, Norte I, Norte II, Cerest de Curitiba e o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, além de duas técnicas da Bahia
Publicação
26/05/2010 - 18:00
Editoria
Servidores públicos dos Centros Estaduais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) do Paraná e da Bahia reuniram-se na terça-feira (24) e durante esta quarta-feira (25), para a discussão de ações desenvolvidas pelos Centros. O evento reuniu cerca de 30 técnicos dos Cerests das regiões Macro Oeste, Macro Campos Gerais, Macro Norte I, Macro Norte II, que reúnem 12 regionais de saúde do Paraná, além de duas técnicas do Cerest/Bahia.
“Fizemos essa reunião com o objetivo de conhecermos a organização do Cerest/Bahia nos aspectos da vigilância em saúde, assistência, gestão dos serviços a atenção da saúde do trabalhador e o modelo metodológico para avaliação destes serviços já utilizado na rede dos centros de saúde do trabalhador”, afirmou David Bueno, diretor do Centro Estadual de Saúde (Cest).
De acordo com Bueno, o Cest está em processo de organização dos Cerests e, em função da habilitação dos Centros de Referência Macrorregionais, há a necessidade de definição de um modelo metodológico. “Hoje, fizemos um grupo de discussão com propostas de alteração para definir esse modelo metodológico e posteriormente ser implantado nas macrorregiões”, acrescentou.
A partir dessa troca de experiências, o Cest deve definir planos e metodologias para serem discutidos e implantados nos Cerests. Há cada três meses são feitas reuniões técnicas com o objetivo de discutir esses planos visando o debate e aprimorando direcionamentos da saúde do trabalhador.
Os Cerests têm como objetivo capacitar e organizar a atenção básica para ações de saúde do trabalhador, organizar o Sistema de Notificação e Agravos (Sinan) para diagnosticar e orientar políticas públicas para a saúde do trabalhador, assim como integrar trabalhadores e empregados a fim de criar condições saudáveis nos ambiente de trabalho.
CEST - É um centro de referência para o desenvolvimento da Política de Saúde do Trabalhador no Estado.
As políticas de Saúde do Trabalhador no Estado se constituem em um processo em permanente construção, caracterizando ações de potencialização e integração das ações de capacitação das vigilâncias, implantação dos Centros Referência Regionais de Saúde do Trabalhador, consolidando assim um conjunto de práticas de saúde de caráter contínuo e sistemático do modelo de Vigilância à Saúde do Trabalhador preconizado pela Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador – RENAST.
Vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria do Estado da Saúde do Paraná, foi habilitado pela Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador em 2003.

GALERIA DE IMAGENS