Paraná discute em Brasília controle de obras e programas do governo

Ação do Conselho Revisor, que acompanha ações e projetos definidos como prioritários pelo governador Orlando Pessuti, é um dos detaques até esta sexta-feira (19)
Publicação
17/11/2010 - 16:23
Editoria
Aberto nesta quarta-feira (17) pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em Brasília, o I Seminário Conseplan de Planejamento Governamental. O Paraná está sendo representado pelo economista Américo Antonio Gaion, chefe da Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral (Sepl). Entre outros assuntos, Gaion fará uma palestra sobre o Sistema e-CAR (Controle, acompanhamento e avaliação de resultados), instrumento gerencial para a administração e apoio ao planejamento das ações do Governo do Estado, destinado a facilitar o acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos.
O seminário vai até o dia 19 de novembro. Além de Paulo Bernardo, participaram da abertura a presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Desirée Mota, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães, secretários do Planejamento de vários estados e técnicos do setor.
CONSELHO REVISOR - Além de abordar o funcionamento do Sistema e-CAR - ferramenta usada pelo Governo do Paraná que permite acompanhar as ações determinadas pelo governador, elaborar, monitorar, avaliar e revisar o Plano Plurianual - o economista Américo Antonio Gaion falou sobre o funcionamento do Conselho Revisor.
“O conselho tem como principais objetivos acompanhar as ações e projetos definidos como prioritários pelo governador Orlando Pessuti, analisar problemas encontrados e propor soluções em articulação com órgão responsável e demais estruturas do governo”, explicou.
O conselho é composto pelo governador, secretários do Planejamento, Fazenda, Administração e da Previdência, Controle Interno, Casa Civil, Casa Militar e Procurador-Geral do Estado. A reunião para avaliar as ações do governo é realizada semanalmente.
A programação do seminário inclui painéis de discussão de temas de infraestrutura, econômicos e especiais, monitoramento e avaliação de políticas públicas, planejamento e investimentos estratégicos, governança corporativa e gestão fiscal.