Cooperação internacional é o principal tema da IV Reunião da Rede Internacional do Paraná (RIP), que acontece nesta quarta-feira (18), às 9h30, no auditório do BRDE, em Curitiba. “O Estado está paulatinamente reforçando a importância da cooperação entre os países, o que vai além do trabalho em conjunto, tornando-se uma estratégia utilizada para o desenvolvimento social”, afirma o secretário do Codesul/PR e coordenador da RIP, Santiago Martin Gallo.
No evento, Santiago e o chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, ministro Sérgio Couri, avaliam o acordo de cooperação entre o Paraná e a Venezuela, que prevê o envio pelo Estado de produtos tecnológicos; e com os chineses, que envolve o desenvolvimento de parceria, através do intercâmbio de idéias e profissionais, proporcionando a criação de projetos aplicáveis em diversas áreas nos dois países.
“A continuidade que o governo do Paraná dá aos processos de cooperação com outros países é extremamente importante. No caso da França, por exemplo, a principal contribuição do acordo de cooperação é com a tecnologia do Estado. Com o desenvolvimento tecnológico, há melhoria do parque industrial, dos processos produtivos e, conseqüentemente, da economia paranaense”, explica o secretário.
Durante a IV Reunião da RIP, Santiago Gallo e Sérgio Couri apresentam o Programa de Cooperação Técnica Internacional entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e a Fundação Araucária, que prevê a implementação de programas de graduação e pós-graduação, realização de eventos, conferências, entre outros. “Serão avaliados os processos e determinadas as providências a serem tomadas”, explica Santiago.
O coordenador de Cooperação Internacional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André de Carvalho, também estará presente no evento e vai falar sobre os programas desenvolvidos em parceria com os setores privados, e o planejamento para este ano no Paraná. As ações prevêem pesquisas científica e tecnológica em empresas e universidades através de recursos financeiros, visando o desenvolvimento social e econômico, e garantindo inovação.
A Reunião anuncia a ida da Missão Portuguesa a Lisboa, onde participa da Feira Multisetorial de Portugal, no segundo semestre deste ano. “A Reunião da RIP permite aos participantes tomar conhecimento dos projetos e trabalhos em desenvolvimento, facilitando a comunicação entre os diversos setores e os processos para a efetivação das ações”, diz Gallo.
Sob a coordenação do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e do Escritório do Itamaraty no Estado, a Rede Internacional do Paraná expande horizontes para novos acordos internacionais, além de dar continuidade àqueles já em andamento, fortalecendo a relação das instituições que atuam nos projetos.
Paraná discute acordos de cooperação durante IV Reunião da Rede Internacional
A reunião acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 9h30, no auditório do BRDE, em Curitiba
Publicação
17/07/2007 - 10:50
17/07/2007 - 10:50
Editoria