O Sistema Público de Emprego do Paraná colocou neste ano 2.046 trabalhadores deficientes no mercado formal de trabalho em todo o Estado. O número representa 10,2% do total da média apresentada pelo Brasil, que contratou 19.978 pessoas com deficiência em igual período. Os dados são da coordenação estadual do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD).
No período de janeiro a outubro de 2007, foram colocados 2.177 trabalhadores no mercado formal de trabalho através do Programa, que é desenvolvido com a missão de intermediar trabalhadores com deficiência dentro do âmbito do Sistema Público de Emprego. O resultado é 20% maior que o alcançado em igual período do ano passado, quando 1.775 pessoas conseguiram um novo posto de trabalho com a intermediação das Agências do Trabalhador.
A intermediação de trabalhadores com deficiência, feita pelas Agências do Trabalhador através do PPD, auxilia empresas no preenchimento das vagas destinadas ao cumprimento da Lei 8.213, que determina a contratação de 2% a 5% de deficientes, em todas as empresa com mais de 100 funcionários.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o crescimento do número de contratações se deve principalmente a trabalhos de divulgação e orientação realizado Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.
“A Secretaria, por meio da Coordenadoria de Intermediação de Mão-de-Obra no Paraná, realizou seminários regionais na maioria das empresas do Paraná que possuem mais de 100 funcionários. Durante os seminários foi apresentada, de forma detalhada, a cartilha Pessoa com Deficiência e mercado de trabalho. Após os seminários, percebemos maior procura das empresas e maior inscrição de deficientes”, disse Nelson Garcia.
A cartilha Pessoa com Deficiência e Mercado de Trabalho – Promoção da Acessibilidade - contém informações como a aplicação das leis e também sobre o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência.
Em outubro deste ano, o Paraná participou do II Congresso de Gestão de Pessoas. O coordenador do PPD, José Simão Stczaukoski, representou a Secretaria no evento e apresentou o programa aos participantes de todo o país. “O PPD é uma referência nacional devido ao seu bom funcionamento. Pessoas de outros estados mantêm contato conosco pedindo mais informações sobre o Programa”, afirma José Simão.
Além de efetuar a intermediação de deficientes através do Plano, as Agências do Trabalhador oferecem um trabalho de mapeamento para as empresas. São realizadas análises sobre a função, atividades e condições de acessibilidade dos locais de trabalho, para a indicação dos tipos de deficiências, e também para possíveis adaptações a serem feitas na empresa.
PROGRAMAS - O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda é o conjunto de programas direcionados para o trabalho. Uma delas é a intermediação entre trabalhadores interessados em uma vaga de trabalho e os empresários que oferecem empregos.
Os serviços oferecidos pelo Sistema Público de Emprego são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores e empresários, por intermédio da parceria entre os governos federal, estadual e municipal. No Paraná, chega ao cidadão através das Agências do Trabalhador. Ao todo, 245 Agências estão instaladas em municípios de todas as regiões do Estado.
Mais informações sobre o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência podem ser acessadas no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (www.setp.pr.gov.br) ou nas Agências do Trabalhador.