A campanha estadual contra febre aftosa foi encerrada no último dia 30, com um índice preliminar de 80% de vacinação. As comprovações de vacinação ainda não foram concluídas, mas o resultado apresentado até agora tranquiliza os técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. As notificações de vacinação ainda estão sendo enviadas.
Segundo o chefe da divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria, Marco Antonio Teixeira Pinto, o índice alcançado até agora é tranquilizador porque já é capaz de cortar o ciclo de enfermidade da febre aftosa. Ele acredita que o índice vai se igualar aos alcançados em campanhas anteriores.
A Secretaria da Agricultura tem ainda até o dia 20 de dezembro para tabular o total das comprovações de vacinação já entregues. Por isso, o produtor que ainda não entregou o comprovante de vacinação deve fazê-lo imediatamente, disse Teixeira Pinto.
Em novembro do ano passado o índice de vacinação foi de 98,23% nos rebanhos de bovinos e bubalinos (búfalos). Na primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa realizada em maior deste ano o índice de vacinação ficou em 96,59%.
Teixeira Pinto destaca que nesse semestre toda a vacinação ocorreu regularmente e que os comerciantes atenderam a demanda de vacinas. “Nessa segunda etapa da campanha, todos os animais tinham que ser vacinados, independente da idade”. Na primeira etapa foram vacinados apenas os animais de zero a 24 meses.
Paraná contabiliza notificações de vacinação contra aftosa
As comprovações de vacinação ainda não foram concluídas, mas o resultado apresentado até agora tranquiliza os técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento
Publicação
03/12/2009 - 13:00
03/12/2009 - 13:00
Editoria