O Paraná conquistou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas Universitárias em Brasília nos 10 mil metros da marcha atlética com Samir César Sabadin, da Faculdade Dom Bosco de Curitiba. Ele venceu a prova com o tempo de 52’27”91, conquistando a primeira medalha de ouro para o Paraná e sendo também a primeira medalha a ser conquistada nesta edição das Olimpíadas Universitárias.
Samir disputava o ouro com Francisco José Andrade, da Faculdade Metropolitana de Fortaleza, que desistiu nos seis mil metros. “Agradeço a Deus por este momento e fico muito feliz em poder dar ao Paraná esta medalha de ouro. A emoção é grande em saber que a primeira medalha da Olimpíada é nossa”, disse Samir. Ele lembra que o tempo foi alto, mas com a desistência de seu adversário diminuiu o ritmo. “Agora, vou me preparar para buscar índice para o Pan e para a Universiade Mundial do ano que vem”, concluiu.
Na manhã deste domingo (23), o Paraná conquistou mais três medalhas no atletismo, prata no salto com vara feminino e no arremesso de martelo masculino e bronze também no martelo masculino. No salto com vara feminino, Karen Fabiola Hermann, da UFPR de Curitiba, ficou com o segundo lugar ao saltar 2m60, mesmo salto da medalha de ouro Aline da Silva, da Universidade Luterana de Porto Alegre (RS), mas no critério desempate, a gaúcha ficou com o ouro.
“Foi bom o resultado, mas poderia ser melhor. A dificuldade de treino é grande, não temos colchões apropriados para o salto com vara e eu estou ainda com a vara que ganhei há oito anos atrás. Mas acredito que com um pouco mais de incentivo o Paraná poderá ter resultados melhores”, disse Karen.
No lançamento de martelo, os atletas da Fafipa de Paranavaí saíram com prata e bronze. Nelson Bonfin ficou com a prata com 52n65 e João Carlos Martins Bressan com a medalha de bronze com 48m82. O pernambucano Vagner José Domingos da Faculdade Mauricio Nassau ficou com o ouro lançando 65n06.
No lançamento de disco feminino, Priscila Regina da Silva, da Cesumar de Maringá, conquistou a quarta posição e Neuciane Azevedo, do Dom Bosco de Curitiba, ficou em sexto. No salto triplo feminino, Rosemeire Vargas da Silva, da Fecilcan de Campo Mourão, foi a sexta colocada.
Coletivas - Nas modalidades coletivas, o Paraná conseguiu as seguintes vitórias na manhã deste domingo: Unopar (Londrina) 3 x 0 UCB (Rio de Janeiro), no futsal feminino; UEM (Maringá) 42 x 30 Universidade Nilton Lins (AM), no handebol masculino; Tuiuti (Curitiba) 3 x 0 UNP (RN) (25x17 – 25x13 – 25x18), no voleibol feminino; Uniamérica (Foz do Iguaçu) 3 x 1 UFAC (AC) (26x24 – 20x25 – 25x18 – 25x14), no voleibol masculino. No futsal masculino, a Unioeste de Marechal Cândido Rondon perdeu para a Ibesa de Alagoas por 4 x 2.