O Paraná conquistou a medalha de prata, na prova de 50 metros nado costas masculino com o atleta Leonardo Sumida, da Faculdade Dom Bosco. A modalidade foi disputada no primeiro dia das Olimpíadas Universitárias, em Brasília, no domingo (23) à tarde, no Parque Aquático da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, no Centro Poliesportivo Ayrton Senna. Leonardo concluiu a prova com o tempo de 27”85, na primeira vez em que participa da competição.
O atleta melhorou a marca em relação aos Jogos Universitários do Paraná (28”60), realizados em maio, em Guarapuava. “Sabia que tinha chances de medalha, depois do tempo na fase de classificação, na parte da manhã, quando fiquei com a segunda melhor marca (28”02)”, disse. A medalha de ouro foi conquistada por Daniel Orzechowski, da Universidade Estadual de Santa Catarina, com o tempo de 27”08, e a de bronze, por Thiago Rezzo, do Maranhão, com 28”38.
Pela Faculdade Dom Bosco, onde faz o 5.º período de Administração, esta foi a segunda medalha de Leonardo. A primeira ele conquistou nos Jogos Universitários do Paraná, pelo Clube Curitibano. Leonardo já perdeu as contas de quantas vezes subiu no pódio. Começou a praticar a modalidade com 8 anos, em 1994. Com 20 anos, as melhores marcas foram o quinto lugar na Copa do Mundo, etapa Brasil, neste ano, e o quinto também no Troféu José Finkel, válido como seletiva para o Pan-Americano.
Para disputar o Pan, ele tem que ser o segundo colocado da prova, após todas as seletivas. “Hoje sou o quinto, mas acho que chego lá”, diz confiante Leonardo, que terá mais três oportunidades para melhorar a posição. Em setembro, disputará o Troféu Brasil, no Rio de Janeiro. Depois, participa do Brasileiro Sênior, paralelo ao Open Brasileiro. E a última chance será novamente no Troféu Brasil, no ano que vem.
Revezamento - Leonardo Sumida também esteve no pódio no domingo, na prova de revezamento 4 x 100m livre masculino, ao lado de Bruno Matter, João Paulo Almeida e Leonardo Trevisan. Outras provas em que Sumida tem chances de medalhas são nos 100m e 200m costas, nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), respectivamente.
Além do revezamento, outros paranaenses participaram da final na primeira etapa de natação neste domingo, em Brasília. Maria Luiza A Rachid, da Universidade Federal do Paraná, foi quinta colocada na prova de 200 metros livre feminino. Em primeiro lugar ficou Paula B. R. Ribeiro, da Unip/SP. A medalha de prata foi ganha por Thaissa F. S. Arruda, do Pará, e a de bronze, por Flávia M. A. Souza, também de São Paulo.
Sem subir no pódio ficaram ainda os paranaenses João Paulo F. Almeida, da Faculdade Dom Bosco, na prova de 200 metros peito masculino; Ana Thereza P. Jorge, da Universidade Federal do Paraná, e Suzani Silva Paz, da UES Iguaçu, de São Miguel do Iguaçu, na prova de 800 metros livres feminino; José Luís Galvão, da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), de Cascavel, nos 1.500 metros livre masculino; e o grupo de revezamento 4 x 100m feminino, da Universidade Federal do Paraná.