O Paraná conseguiu 35 medalhas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, ficando atrás apenas de Rio de Janeiro, com 41 medalhas, e São Paulo, 39 medalhas. Das 35 medalhas conquistadas pelos alunos atletas de 15 a 17 anos nos dez dias de competições em João Pessoa, dez são de ouro, 15 de prata e dez de bronze. O atletismo foi quem mais deu medalhas ao Paraná (14), seguido pela natação (8), judô (6), tênis de mesa (3), xadrez (2) - nas modalidades coletivas, medalhas para o futsal e handebol feminino.
O Paraná ficou na frente de Minas Gerais e Pernambuco, que tiveram 21 medalhas. “Temos um investimento de cerca de 5 milhões por ano no esporte escolar. Os 399 municípios do Estado participam dos Jogos Colegiais, desde as fases municipais, regionais, macro-regionais e final, reunimos aproximadamente 400 mil alunos nos nossos jogos. Só na fase final em Curitiba, são 12 mil atletas que participam. Para 2009, teremos um grande número de participantes e um nível técnico ainda melhor”, afirmou o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Durante os Jogos em João Pessoa, os atletas do Paraná receberam a visita de Ricardo Gomyde e do jogador de vôlei de praia Emanuel, oito vezes campeão mundial. Gomyde e Emanuel conversaram com os atletas sobre a importância de representar o Paraná nesta competição nacional. Gomyde assistiu aos jogos, conversou com atletas e técnicos e falou na ótima campanha nas Olimpíadas Escolares da delegação do Paraná.
“Acompanhamos e nos sentimos orgulhosos pelo desempenho de nossos atletas nesta competição. É um prêmio que recebemos dos nossos jovens pelos resultados conseguidos. Isso só vem a somar o trabalho que o Governo do Estado vem fazendo com os Jogos Colegiais do Paraná, um grande evento que vem revelando talentos a cada ano. Todos estão de parabéns, pois todos são campeões e representaram suas escolas, seus municípios e o estado nas Olimpíadas Escolares de forma honrosa”, disse Gomyde.
O paranaense Emanuel, que já disputou Jogos da Juventude e Jogos Abertos, falou para os atletas da importância de ser paranaense e representar bem o Paraná em uma competição nacional. “Equipes venceram e outras perderam, mas o esporte é assim mesmo. O Paraná tem um diferencial, somos determinados, e sempre estamos em busca de algo mais. Como paranaense sinto orgulho em ver atletas do meu Estado lutando por vitórias e medalhas, parabéns a todos e continuem com a prática do esporte”, disse Emanuel.
O diretor de esportes da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que chefiou a delegação paranaense, lembrou que o desempenho dos atletas do Paraná surpreendeu muita gente. “Tínhamos a certeza de que teríamos um grande número de medalhas em João Pessoa. Nossos atletas estavam concentrados para estas conquistas”, disse Marco Aurélio.
Foram distribuídas 293 medalhas, nas modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e voleibol.
Os medalhistas do Paraná são os seguintes:
ATLETISMO
David Junior da Silva – CE Tsuru Oguido (Londrina) – ouro nos 800 metros
Renan Marcos Bispo – CE Pe. José Herions (Rolândia) ouro nos 3000 metros
Denise Cristina dos Santos – CE Adélia Barbosa (Londrina) ouro nos 100 metros com barreiras e prata no heptatlo
Gustavo Ananias – CEVEC (Mandaguari) prata nos 3000 metros
Lívia Avancini – Colégio Marcelino Champgnat (Londrina) prata no lançamento de disco e arremesso de peso.
Washington Willian de Souza Amaro – CE Bento Munhoz da Rocha (Paranavaí) prata no lançamento de dardo;
Diego Lira da Silva – Colégio Marcelino Champagnat (Londrina) prata os 200 e 400 metros
Marceli de Paula Bonfim - Colégio Marcelino Champagnat (Londrina) bronze no salto em altura
Bárbara Pospisil – CE Campo Mourão, bronze no lançamento de dardo
Micheli Aparecida Antunes, Gabriele de Souza Dias, Wevelin Helen de Oliveira Vieira e Denise Cristina dos Santos – bronze no revezamento medley
Luis Fernando Arcanjo do Prado, Diego Lira da Silva, Gregório Ernesto Bressan, Artur Langowski Terezan – bronze no revezamento medley.
JUDÔ
Brunno Ferreira – CE João Turin (Curitiba) ouro peso meio pesado
Horacio Antunes – CE Zumbi dos Palmares (Colombo) ouro peso pesado
Anne Duarte – Colégio Rui Barbosa (Marechal Cândido Rondon) bronze no super ligeiro
Thiago Barros – Colégio Positivo (Curitiba) – bronze no meio médio
Henrique Silva –Colégio Pirâmide do Saber (Curitiba) – bronze no médio
Ana Venzel – Colégio La Salle (Toledo) bronze peso pesado
NATAÇÃO
Alessandra Marchioro – Colégio Dom Bosco (Curitiba) ouro nos 100 metros e 50 metros peito e bronze nos 50 metros livre.
Alessandra Marchioro, Luana Wunderlich, Carolina, Carolina Portugal e Flávia Borges – ouro no revezamento 4x50 medley e prata 4x50 livre.
Flavia Borges – Colégio Dom Bosco (Curitiba) prata nos 50 metros livres
Luana Wunderlich – Colégio Dom Bosco (Curitiba) prata nos 100 metros costas
Luiz Nasser – Colégio Dom Bosco (Curitiba) – bronze nos 100 metros costas
TÊNIS DE MESA
Danilo Toma e Igor Yoshida – Colégio Universitário (Londrina) – Ouro por equipe
Danilo Toma – Colégio Universitário (Londrina) – ouro individual
Luana Ferreira e Ellen Luis - CE Olinda Truffa (Cascavel) prata por equipe
XADREZ
Joice Kathacart – Colégio Nobel (Paranavaí) – prata convencional
Tiago Crema de Macedo – Colégio Marista Pio XII (Ponta Grossa) – prata convencional
FUTSAL
CE Gastão Vidigal (Maringá) prata feminino divisão especial
HANDEBOL
Colégio Alfa (Cascavel) prata no feminino da divisão especial