Paraná começa a definir modelo para preservar acervo eletrônico


Um grupo de trabalho foi constituído nesta segunda-feira (18) para enfrentar um desafio apontado como preocupação mundial: o de estabelecer um modelo de guarda e preservação de documentos eletrônicos
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18/08/2008 - 15:10
Editoria
Um grupo de trabalho reunindo representantes dos órgãos públicos que compõem a administração direta e indireta do governo do Paraná foi constituído nesta segunda-feira (18) para enfrentar um desafio apontado pelos especialistas como uma preocupação mundial: o de estabelecer um modelo de guarda e preservação de documentos eletrônicos – comunicados via e-mail, relatórios e planilhas produzidos diariamente, e que são publicados apenas em meio virtual. A reunião que consolidou a criação do grupo ocorreu na sede do Arquivo Público, instituição vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, e no próximo encontro – marcado para 15 de setembro – está prevista a apresentação de projetos que já vêm sendo desenhados, pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), e que podem subsidiar a composição do modelo pretendido. “A definição de padrões de produção, armazenamento, avaliação, destinação, preservação e acesso a documentos públicos eletrônicos é uma necessidade urgente, uma preocupação mundial. Não é um trabalho para um ou dois meses, é algo para ser construído a médio prazo, e nós da Secretaria da Administração, que temos essa função de pensar a administração pública como um todo, estamos promovendo a busca por soluções”, ressalta a diretora do Arquivo Público, Daysi Lúcia Ramos de Andrade. ESTUDOS - A diretora adianta que o grupo vai estudar modelos em desenvolvimento em países como Inglaterra e Canadá e terá também apoio técnico do Conselho Nacional de Arquivos Públicos (Conarq), que está sendo convidado a participar de alguns encontros. As reuniões do grupo começam a ser mensais, mas o objetivo é logo abreviar a freqüência para duas vezes ao mês. Daysi explica que a produção de documentos oficiais por meio eletrônico é incalculável. Diariamente, nas mais diversas repartições e setores da administração pública, incontáveis informativos, comunicados, ofícios, convites, relatórios e outros documentos são produzidos e distribuídos, exemplifica ela. Não existe hoje, continua a diretora do Arquivo Público, uma noção clara do valor histórico que esses documentos podem conter; não há, muito menos, regras claras do que pode ser jogado fora e do que, pela importância histórico-cultural, precisa ser guardado – muito menos como ser guardado e de que forma propiciar o acesso futuro a pesquisadores. “Aliás, garantir o acesso é o principal desafio”, salienta Daysi Andrade. SERVIÇO – Conheça mais sobre o Arquivo Público no portal www.pr.gov.br/arquivopublico. O telefone da instituição é o (41) 3352-2299.

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