Paraná começa acordo com a China para executar projetos da Ferrosul

A empresa chinesa Chinese Railway Construction Corporation Limited (CRCC) já estudou os planos de construção e mostra grande interesse na participação
Publicação
11/06/2010 - 19:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Foi realizada nesta sexta-feira (11) no Palácio das Araucárias a primeira reunião do Governo do Estado com representantes da maior construtora chinesa de ferrovias e do banco de desenvolvimento chinês. O objetivo é criar uma parceria para a efetivação dos projetos de desenvolvimento da Ferrosul, companhia de integração ferroviária que interligará os quatro estados da região Sul do país com os países vizinhos.
A empresa chinesa Chinese Railway Construction Corporation Limited (CRCC) já estudou os planos de construção e mostra grande interesse na participação. Ela também é responsável pelo projeto do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo e tem permissão do Ministério de Transporte chinês para compartilhar tecnologias de construção.
De acordo com Samuel Gomes, presidente da Ferroeste esta é uma grande oportunidade de desenvolvimento tecnológico. Ele explicou que o plano é iniciar uma parceria que envolva os governos brasileiro e paranaense junto com a empresa chinesa com apoio do Exército Brasileiro. “O governador Orlando Pessuti, junto com uma comitiva formada pelo secretário de Transportes e membros da Valec, já agendou uma visita à China no dia 14 de julho, onde passará por Xangai e Beijing, continuando as negociações”, disse.
Além de Samuel Gomes, participou da reunião o chefe do Cerimonial do Governo do Estado do Paraná, Domingos Portilho Filho, que apresentou duas possibilidades de associação com a empresa chinesa. A primeira delas, contaria com a participação da Valec, que é a empresa de construção de ferrovias do Governo Federal, com execução a cargo do Exército Brasileiro. A outra opção conta com a parceria entre os Bancos de Desenvolvimento Chinês e Brasileiro para financiar a estrutura do projeto.

GALERIA DE IMAGENS